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CONFIRA OS FÓRUNS TEMÁTICOS PARA O 26º CONGRESSO FEHOSP
09/01/2017

Os Fóruns Técnicos acontecerão nos dias 02, 03 e 04 de maio e foram programados para atender as demandas do setor  por conhecimentos mais focados e instrumentalizados. Participantes das diretorias dos hospitais, administradores e lideranças setoriais, encontrarão a ambiência necessária para se apropriarem de informações valiosas, todas sem exceção, de alto cunho de aplicabilidade.

Fóruns 02/05 – Terça-feira

1- Gestão de Custos

Em tempos de crise econômica, a gestão de custos na saúde, sempre necessária, passa a ser mais estratégica ainda. Conhecer a formação de custos em toda a sua intimidade é o pré-requisito para a adequada gestão de uma área ou serviço, e da instituição como um todo, e determinante para estabelecer a contratualização .

Os participantes deste Fórum terão uma troca constante de informações por meio de vivências e apresentações de cases para que possam fazer uma analogia com o seu negócio, permitindo que essas ações sejam relevantes para a evolução de sua entidade.

2 – Nutrição e Farmácia

Essas duas áreas aparentemente estanques nos hospitais são responsáveis por investimentos de grande volume quantitativo e financeiro. Devem ser observadas como oportunidades interessantes de melhoria e de crescimento. Mais ainda: estudos recentes sinalizam para a interação entre alimentos e medicamentos no restabelecimento do paciente e na cura de doenças, além da maior qualidade e conforto durante a sua estadia.

A incorporação das ações de Nutrição e Farmácia no planejamento estratégico, pela ampliação do trabalho multidisciplinar, promoverá a sustentabilidade da instituição nos pilares social, econômico e ambiental.   

3 – Sistema de Gestão

Segundo a FQN – Fundação Nacional de Qualidade, um sistema de gestão é “um conjugado de práticas com determinado padrão que interagem entre si com um objetivo de gerir um negócio e produzir resultados positivos não somente de caráter financeiro”.

A opção por determinado sistema de gestão desafia as lideranças no equacionamento das variáveis que permeiam a condução dos hospitais. Temas como fortalecimento da imagem interna e externa da entidade, a padronização de processos, melhoria do clima organizacional, são apenas alguns aspectos que são vigorosos no ambiente corporativo, além das insubstituíveis  necessidades de redução da burocracia, e da confiável gestão de riscos.

Fóruns 03/04 – Quarta-feira

4 – TI – Inovações Tecnológicas

A TI -  Tecnologia da Informação e a Inovação Tecnológica por vezes fascinam os gestores com a oferta de soluções tecnologicamente avançadas e originais.

O desafio é aproximar nossos gestores dessas inovações promovendo com eles a leitura ajustada para a devida aclimatação na cultura do hospital. O imediatismo, modismo e soluções descartáveis devem ser abandonados a favor da adoção de soluções modernas e perfeitamente assimiláveis pelos nossos gestores.

 5 – Comunicação Interna e Externa

De todos os valores, sem dúvida a imagem institucional é o maior patrimônio que possuímos. Nesta área de alta sensibilidade, reconhecemos que ainda temos muito a aprender e progredir.

Neste Fórum de Comunicação veremos experiências e recomendações para encarar de frente as questões relacionadas aos porta-vozes no ambiente hospitalar. Vale ressaltar, que a imagem e o diálogo que a instituição realiza diariamente com a sua comunidade é feito não só pelo profissional de comunicação, mas também por todos aqueles que atuam no ambiente hospitalar. São as suas decisões e posturas que transmitem os valores dos hospitais. Precisam portanto ser preparados e aperfeiçoados constantemente.

Dispositivos e ferramentas como gabinete de crises, gestão de mídias sociais, prática do mídia training também serão abordados neste espaço.

6 -  Compras e Suprimentos Hospitalares

Neste Fórum, será destacada a gestão de ativos como geradora de economias e de sustentabilidade na cadeia produtiva. Entendida como determinante na rentabilidade e ampliação de recursos, o desafio será fazer mais com muito menos pela adoção de modelos inteligentes de aquisição e de entrega de insumos.

Serão apresentados exemplos que poderão servir de base para alinhar esse processo de trabalho nas unidades de saúde tais como centralização de processos, padronização, compras coletivas e capacitação profissional.

Fóruns 04/05 – Quinta-feira

7 – Juridico

A complexidade da operacionalização dos serviços de saúde exige dos assessores jurídicos atualização permanente e conhecimento profundo das especificidades do complexo mundo hospitalar. Em uma ambiência na qual pontificam inúmeros diplomas legais, decisões judiciais com caráter normativo, nossos profissionais têm que alcançar um alto nível de preparo para superar a insegurança jurídica e minimizarem os riscos institucionais.

O Fórum não é um espaço apenas para advogados, mas para demais profissionais e lideranças hospitalares cujas decisões afetam a instituição podendo gerar implicações e consequências de toda ordem.

Destaca-se ainda a presença de debatedores da área de saúde e membros dos ministérios público e judiciário o que permitirá equacionar lacunas, sanar dúvidas e estabelecer um canal de comunicação ativa com os participantes.

8 – Gestão de Pessoas

Uma das áreas mais sensíveis dos nossos hospitais é a que cuida das pessoas. São elas que, além de precisarem estar preparadas tecnicamente, precisam estar engajadas e comprometidas. Cabe às nossas lideranças promover um ambiente para que todos trabalhem com alegria, engajamento e entrega das demandas pactuadas.

Neste Fórum, além do foco acima sempre instigante, também serão abordadas as questões relacionadas ao eSocial e seus impactos na gestão hospitalar, os desafios para captação e retenção de talentos, inclusive de pessoas com deficiência e como lidar com situações relacionadas à terceirização de serviços.

9 – Qualidade e Segurança do Pasciente

Em uma sociedade cada vez mais informada e exigente, a busca pela qualidade e segurança do paciente é fundamental. A observância da legislação, dos protocolos clínicos, a governança clínica, a padronização, o treinamento e atendimento aos dispositivos do compliance, são os temas e o foco neste Fórum. Só pela observância dos instrumentos citados é que teremos o exercício da ética, da credibilidade e a conquista da confiança.

Evoluir nas questões de qualidade e segurança dos pacientes é fundamental para que tenhamos instituições de saúde competentes e conscientes de suas responsabilidades tanto com seus colaboradores quanto com os seus clientes.

Para maiores informações, acesse aqui