Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE PIRACICABA REALIZA 17º ENCONTRO DO SERVIÇO SOCIAL
23/05/2017

“Lidamos com situações críticas todos os dias no ambiente hospitalar e o evento é uma forma de levar descontração e consolidar a integração entre os profissionais da área, que mantém contato diário e permanente com pacientes e familiares”. Com esta frase, a coordenadora do Serviço Social da Santa Casa de Piracicaba, Adaltiva Alves Gama, justificou a motivação da equipe em organizar e promover o 17º Encontro de Assistentes Sociais da Instituição.

O evento, marcado para as 9 horas desta sexta-feira, 19, na Área de Lazer do Hospital, reunirá profissionais de diversas instituições de saúde de Piracicaba e região durante missa em ação de graças celebrada pelo Frei Maurício José Silva dos Anjos e palestra ministrada pela pedagoga e educadora física do Saúde Inteligente da Santa Casa Saúde, Rosana Durazzo, que dará dicas para os interessados em “Aprender a Viver Bem”.

A programação trará também momento dedicado a homenagens, sempre esperado pelas profissionais da área, e almoço de confraternização. Destaque para o lançamento oficial da ‘Banda Dubem’, grupo musical formada por funcionários da Santa Casa. “Uma idealização do Serviço Social que deu certo, fortalecendo a cada dia o vínculo entre as equipes de trabalho”, enfatizou Adaltiva.

Atuação- Na Santa Casa, as assistentes sociais somam nove profissionais empenhadas em planejar e promover ações para orientar clientes e familiares a superar problemas que possam ocorrer durante o período de internação hospitalar. “Trabalhamos como mediadoras entre a família do paciente e a equipe multiprofissional, que inclui enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, médicos e nutricionistas”, explica Adaltiva.

Entre as situações mais corriqueiras, ela cita o levantamento de informações sobre causas sociais que interferem nas condições do tratamento e análise junto à família e aos próprios pacientes de causas e fatores que podem dificultar ou facilitar a sua recuperação; interpretação das normas hospitalares e encaminhamentos internos e externos.

Ao ajudar a administrar e resolver problemas, necessidades e conflitos do paciente, o Serviço Social desempenha papel chave, posicionando-se como elo de ligação entre paciente, equipe multidisciplinar, hospital, família e comunidade, contribuindo de forma decisiva para o rápido restabelecimento do paciente e sua reintegração na família e na sociedade. Um exemplo da ampla atuação deste profissional é o seu envolvimento no processo de adoção judicial de crianças nascidas no hospital e acompanhamento da família em casos de óbito do paciente.


Fonte: Imprensa Santa Casa de Piracicaba