Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

A BENEFICÊNCIA PORTUGUESA DE SÃO PAULO TEM ARTIGO PIONEIRO PUBLICADO NO JTD
11/07/2017

O artigo que teve como coautora a cirurgiã Thais Amarante Couto, também da BP, é o primeiro a trazer dados brasileiros sobre cirurgia uniportal a ser publicado no Journal of Thoracic Disease, veículo especializado mais relevante da Europa

O Journal of Thoracic Disease (JTD), uma das publicações científicas mais prestigiadas da Europa na área de diagnóstico e tratamento relacionados à doença torácica, acaba de publicar artigo original do doutor Alexandre de Oliveira, cirurgião torácico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, um dos mais importantes polos de saúde da América Latina.

Tendo como coautora a também cirurgiã torácica da BP Thais Amarante P. P. Couto, o estudo publicado no JTD é o primeiro a ter dados representativos sobre cirurgias torácicas vídeo assistidas (VATS, em inglês) pela técnica uniportal realizadas no Brasil.

A pesquisa avaliou os resultados de 454 procedimentos realizados na BP no período de fevereiro de 2012 a março de 2016.

“Em videocirurgia uniportal de tórax, a BP detém o maior volume de procedimentos realizados no país. Normalmente, esta é a nossa primeira indicação para clientes diagnosticados com câncer de pulmão em estágio inicial. Porém, na instituição estendemos a técnica para demais tipos de diagnósticos e cirurgias no tórax como, por exemplo, pneumotórax, diagnóstico de tumores do mediastino e tratamento e ressecção de metástases”, explica o doutor Alexandre de Oliveira.

A íntegra do artigo pode ser acessada em:
http://jtd.amegroups.com/article/view/10313


Fonte: Anap