Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

DIA NACIONAL DAS MISERICÓRDIAS. HÁ O QUE COMEMORAR?
16/08/2017

Estamos nos aproximando do início do 27º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que começa amanhã, terça-feira, dia 15 de agosto, quando também comemoramos o Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia. E a pergunta que nos fazem é: “há o que comemorar?”.

Temos trabalhado nos últimos anos para melhorar o relacionamento com o Governo e com o Legislativo, especialmente. Temos tido bons resultados, como o andamento célere do Projeto de Lei 7606/2017, que cria o Programa de Financiamento Específico para Santas Casas e Hospitais sem fins lucrativos que atendem o SUS (Pró-Santas Casas), e que esperamos que seja aprovado pela Câmara dos Deputados ainda esta semana. Mas, para isso, precisamos trabalhar ainda mais junto aos nossos parlamentares.

O café da manhã que vamos realizar na abertura do 27º Congresso da CMB será uma grande oportunidade para colocarmos os parlamentares e os hospitais para conversarem sobre as necessidades do setor, tanto em suas regiões, quanto nacionalmente. Será a chance também de apresentar o trabalho que os hospitais têm realizado e solicitar a indicação de emendas parlamentares que possam contribuir para o custeio das instituições em 2018. As Federações convidaram os parlamentares federais de seus respectivos Estados para participar desse momento conosco, e agora é a hora de apresentar os pleitos e cobrar promessas.

Além disso, teremos a participação do deputado Jorge Solla e da senadora Ana Amélia (PP-RS) como palestrantes em nosso Congresso, para discutir o impacto das Reformas Políticas na Saúde. Será o momento de ouvirmos o que os parlamentares estão fazendo para manter a Saúde na agenda política do Congresso Nacional e questionarmos como o Legislativo pode contribuir para melhorar o financiamento e, consequentemente, o atendimento à população.

A presença do ministro da Saúde Ricardo Barros no evento das Santas Casas também é reflexo do relacionamento que temos desenvolvido com a pasta e seus dirigentes. Não apenas devemos esperar um anúncio do ministro que seja positivo para a Saúde, mas também teremos a oportunidade de ter a participação do Ministério na nossa área de exposição, atendendo os congressistas que precisarem de ajuda.

Se temos o que comemorar? Nossa união vai responder a esta pergunta. Porque quanto mais estamos juntos, fortalecendo nosso segmento, ampliando a representatividade, mais conseguimos resultados que beneficiam não apenas nossas instituições, mas também toda a população que depende de nosso trabalho. Mesmo com todas as dificuldades, os hospitais sem fins lucrativos continuam funcionando, mantendo viva sua missão de cuidar, atender e assistir os necessitados. Por isso, vamos comemorar o fato de podermos contar com o empenho e esforço de cada um, com as parcerias que criamos e com as conquistas políticas que alcançamos. Estamos juntos.

Edson Rogatti
Presidente da CMB