Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CARRETA DA MAMOGRAFIA PERCORRE TODO O ESTADO
30/10/2017

São Paulo investe em equipamentos, atendimento e modernização da rede hospitalar e também em pesquisas médicas. Institutos localizados no Estado, como o Butantan e o Instituto do Câncer (Icesp), são pioneiros em pesquisas nas suas áreas de especialidades.

O Estado é pioneiro no desenvolvimento da vacina contra os quatro tipos de vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Desenvolvida pelo Instituto Butantan, a vacina se encontra na terceira e última etapa de testes em seres humanos, antes de seu registro e distribuição em campanhas de vacinação em massa. É grande a expectativa em relação ao resultado dos testes que envolvem 17 mil voluntários, em 13 cidades de cinco regiões do País.

Outra iniciativa pioneira de São Paulo na área de pesquisas médicas são os testes em pacientes com câncer para comprovação da eficácia da droga Fosfoetanolamina. Apelidada de “a pílula do câncer”, ela é uma das grandes esperanças na cura da doença que vitima milhões de pessoas em todo o mundo.

O estágio alcançado pela medicina de São Paulo se reflete ainda na captação e transplante de tecidos e órgãos, área em que o Estado é referência no País. Aqui são realizadas 40% desse tipo de cirurgia no Brasil.

O atendimento à população se estende do SUS (Sistema Único de Saúde) aos Ambulatórios Médicos de Especialidade (AME) – que são unidades que realizam consultas com especialistas e exames clínicos dos mais simples aos mais complexos – e UBS nos municípios (Unidades Básicas de Saúde), que encaminham as consultas ao AME por sistema on-line (saiba aqui os endereços da rede de atendimento hospitalar do Estado).

A Secretaria da Saúde mantém ainda hospitais especializados na saúde da mulher e do homem que, além do atendimento regular, desenvolvem programas e campanhas de prevenção de doenças cardíacas e do câncer.

São promovidas com regularidade, campanhas de multivacinação de crianças, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), hepatites B e C, gripe, alcoolismo e tabagismo, entre outras, além de programas de incentivo a exames preventivos.

Programas e Ações

Mulheres de Peito

As carretas da mamografia do programa Mulheres de Peito rodam pelos municípios do Estado para oferecer exames de prevenção do câncer de mama. O alvo principal da campanha são mulheres de 50 a 69 anos de idade, que estão dispensadas de apresentar solicitação médica para fazer os exames.

A campanha é realizada durante um mês específico do ano  (Outubro Rosa), mas o programa é permanente. Os exames podem ser feitos nas mais de 300 unidades hospitalares – Ames (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas -, mediante agendamento (tel.: 0800 7790000), a cada dois anos, no mês de aniversário. Mulheres nascidas nos anos pares agendam os exames nos meses pares, e a que nasceram nos anos impares devem fazer o exame nos anos impares.

O câncer de mama é a principal causa de morte no país e o tumor deve ser diagnosticado o quanto antes, daí a importância dos exames regulares. O foco sobre as mulheres com mais de 50 anos não exclui mulheres mais jovens, que também podem fazer os exames. O médicos recomendam exames regulares a partir dos 40 anos. Nesses casos, é necessário apresentar a solicitação do médico (conheça mais sobre o câncer de mama).

Dose Certa

A população pode retirar medicamentos gratuitamente nas unidades do Dose Certa, programa de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Os medicamentos são fabricados pela Furp (Fundação para o Remédio Popular) e estão disponíveis nas 12 unidades de Farmácia Dose Certa, localizadas nas estações mais movimentadas do metrô, em alguns hospitais da cidade de São Paulo e estações da CPTM (veja a relação das unidades).

São distribuídos 54 tipos de medicamentos, entre os quais de controle de pressão (anti-hipertensivos) e diabetes (hiploglicemiantes), antibióticos, anti-inflamatórios, e medicamentos para a saúde mental.

Para retirar os medicamentos, é necessária a apresentação do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e receita médica emitida por serviços médicos de saúde (confira aqui outros procedimentos que devem ser observados).

Fosfoetanolamina no tratamento do câncer

O Governo do Estado é pioneiro no desenvolvimento de testes com seres humanos para a comprovação da eficácia da Fosfoetanolamina sintética no tratamento contra o câncer.

Os testes estão a cargo do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) com pacientes selecionados pela própria instituição.

Na primeira etapa dos testes, foi comprovado que a droga não causa efeitos colaterais. A sua eficácia no tratamento contra o câncer vai ser verificada na segunda etapa. Inicialmente, foram selecionados para esta etapa 20 voluntários para cada um dos dez grupos representativos de diferentes tumores. Novos pacientes serão acrescentados aos poucos aos grupos de testes até completar mil voluntários (100 para cada grupo).

AME: atendimento com especialistas

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) são postos descentralizados de atendimento que contam com médicos de diferentes especialidades (acupuntura, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, neurologia, entre outros).

Criado para tornar mais rápido o atendimento na rede pública de saúde, o AME oferece em suas unidades exames que vão desde a um simples Raio-X aos procedimentos mais complexos, como a eletroneuromiografia (exame neurológico para avaliação dos nervos e músculos) e densintometria óssea, que é o exame mais seguro para detectar fraturas.

Cirurgias também podem ser feitas em algumas das unidades. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, que marcam as consultas pelo sistema informatizado de agendamento da Secretaria da Saúde.

Filho que ama leva o pai ao AME

Exames periódicos, os conhecidos check-ups médicos, são importantes para a prevenção de doenças que podem comprometer a nossa saúde. Casos como o câncer de próstata em homens podem ser fatais se o tumor não for diagnosticado em tempo.

O programa Filho que Ama leva o Pai ao AME, do Governo do Estado, tem como finalidade estimular os homens a fazerem exames regulares gratuitos nos Ambulatórios Médicos de Especialidade (AME), em diferentes municípios.

Podem fazer os exames, homens com 50 anos ou mais de idade. Eles passam pelo setor de enfermagem para avaliação de peso, altura e risco cardíaco e por uma série de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma. Em seguida, são atendidos por cardiologistas e urologistas. Caso haja alguma anormalidade, são encaminhados para outros exames e tratamento.  

Serviços e informações

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 188 – CEP 05403-000 – São Paulo (SP)

(011) 3066-8000
 

 


Fonte: Secretaria de Estado da Saúde