Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

MAIS 25 MIL PACIENTES DO SUS SÃO ATENDIDOS NAS DEZ NOVAS CARRETAS DO CIES GLOBAL
19/01/2018

Em menos de um ano, 25.118 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foram atendidos em dez novas carretas da ONG CIES Global, na cidade de São Paulo. A organização adquire e administra as unidades móveis, que recebem os pacientes encaminhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Já foram entregues ao programa Doutor Saúde doze carretas entre março e dezembro. Dessas, dez já realizam atendimento e duas estão em fase de conclusão.

A paciente Amélia Pereira de Souza Rodrigues, moradora do bairro Jardim Ester, na Zona Oeste, foi uma das beneficiadas e se surpreendeu pela agilidade do atendimento. “No dia 21 de dezembro passei pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e no mesmo dia já me ligaram agendando meu exame de tomografia para o dia seguinte, aqui na carreta. Essa é a primeira vez que eu entro em uma carreta de saúde e achei a estrutura bem interessante. Eu já tinha visto unidades móveis na Lapa, mas nunca tinha entrado em uma”, ressaltou.

As Carretas de Saúde, como são conhecidas, já estão presentes em todas as regiões da cidade. Elas ficam de dois a três meses em cada localidade e depois se movimentam, mantendo um rodízio que permite maior aproximação com os pacientes e um cuidado contínuo, já que a unidade retornará à comunidade atendida. Isso controla o fluxo de pacientes, contribuindo para diminuir o tempo de espera por consultas, exames e até cirurgias de baixa e média complexidade.

“O programa Doutor Saúde possui viés mais preventivo. Não queremos apenas fazer exames. Isso não é resolutivo. Nossa intenção é fazer a linha de cuidado completa, da prevenção, passando pelo exame e indo até os casos que podem ser solucionados por procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade. Para os casos de alta complexidade, que são menos de 5%, há hospitais de referências em São Paulo”, explicou o presidente e fundador do CIES Global, Roberto Kikawa.

No ano de 2017, a população foi beneficiada com as carretas Vascular, de Oftalmologia, de Saúde do Homem, de Tomografia, de Coloproctologia, de Dermatologia, de Saúde da Mulher, de Gastroenterologia, de Saúde do Idoso, e de mais um ônibus para a especialidade Oftalmolgia. Estão em fase de finalização as unidades de Odontologia e de Saúde do Trabalhador.

Para receber atendimento em uma das unidades do CIES Global, os pacientes devem ser encaminhados pela Central de Regulação do SUS na cidade, depois que passam por consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Doutor Saúde

O Doutor Saúde é um programa de atendimento médico com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento médico e diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidade quando necessárias. Além de poupar vidas, também deverá contribuir para diminuição dos gastos públicos, já que a Prefeitura não paga as unidades e o valor pago por procedimento é referenciado na tabela SUS.

No programa, cada unidade fica de dois a três meses no local de atendimento, distribuídos em todas as regiões do município (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro). As carretas atuam em forma de rodízio para oferecer atendimentos nas diversas especialidades de forma contínua aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte: Portal Hospitais Brasil