Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA DE SP SUSPENDE CIRURGIAS PROGRAMADAS DOS PACIENTES POR FALTA DE MATERIAL E ESTRUTURA
07/02/2018

A Santa Casa de Misericórdia tem cancelado as cirurgias eletivas (que não são emergenciais) por falta de material e estrutura para atender os pacientes que já estão internados.

Esse é um dos principais hospitais que atende a rede pública de saúde na capital paulista.

A dona de casa Zeneide Celestina tem um filho de 8 anos e precisa de um transplante de rim. A criança está internada há 20 dias e a cirurgia foi remarcada duas vezes, mas o menino não foi operado.

“Deixa os pacientes em jejum o dia inteiro e só à noite eles dizem que não vão mais fazer cirurgia porque não tem material”, afirmou ela.

A comerciante Ynajara de Souza Ferreira ficou dois dias internada para fazer uma cirurgia no útero. Após realizar todo o preparo, ela e mais três pacientes do mesmo quarto acabaram sendo dispensadas por falta de material. “Hoje eu recebi o resumo de alta né pedindo pra retornado no dia 7 pra poder tentar marcar no dia 7 novamente”, disse. De acordo com ela, também falta comida e materiais de higiene.

A Santa Casa de São Paulo enfrenta uma grave crise financeira. Segundo a superintendência do hospital, foram feitas 2.050 cirurgias no mês de janeiro, o dobro da média mensal do ano passado. O hospital, que é uma unidade filantrópica, tem 80% dos recursos vindos do SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com a administração, o déficit mensal do hospital é de cerca de R$ 9 milhões, totalizando uma dívida de R$ 700 milhões.

“Na medida que temos acesso de entrada pela porta-aberta somos obrigados por gestão de imediato a conter toda a área de eletivas”, declarou Carlos Augusto Meinberg, superintendente da Santa Casa.

Sobre as denúncias de falta de comida e produtos de higiene, a Santa casa disse que são problemas pontuais e que desde abril de 2017 tem conseguido aumentar o número de atendimentos médicos.


Fonte: SP1, São Paulo