Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SANTA CASA ANNA CINTRA TEVE PROJETO PREMIADO NO 1º FÓRUM SOMOS SUSTENTÁVEIS EM SÃO PAULO
20/03/2018

A Santa Casa Anna Cintra enviou três representantes ao 1º Fórum Somos SUStentáveis promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo, na última segunda-feira, 12 de março.

A Santa Casa Anna Cintra foi representada por um diretor e duas funcionárias (Foto: Rafael Leopoldi/AT)

O diretor Pedro Guerra, a gerente comercial Elaine Aparecida Fantini Batoni e a gerente de Processos e Qualidade Edilene Pires de Camargo participaram do evento que reuniu quase mil pessoas, de diversas Santas Casas do Estado de São Paulo. Nesse Fórum, foram apresentadas ações em gestão de saúde pública que aprimoraram o atendimento à população graças ao programa Santas Casas SUStentáveis, realizado pelo Governo do Estado desde 2014. O evento, que teve a participação do secretário de Saúde do Estado, David Uip, contou com palestras de importantes nomes da área da saúde, como Ana Maria Malik, Eliana Ribas e Marisa Madi, contando com a apresentação de mais de 70 projetos realizados nas Santas Casas. Os projetos apresentados foram divididos em três categorias – Sustentabilidade, Qualificação na Gestão e Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente – e ao final do evento, três projetos foram premiados em cada categoria.

Projeto premiado

O projeto “Implantação do Núcleo Interno de Regulação”, produzido pela gerente de Processos e Qualidade da Santa Casa Anna Cintra, Edilene Pires de Camargo, ficou com a terceira colocação na categoria Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente. “A 3ª colocação no Fórum SUStentáveis foi inesperada e me deixou muito feliz, porque havia muitos cases a respeito de Núcleos Internos de Regulação e a maioria pertencentes a hospitais grandes, de alta complexidade. O NIR é uma realidade necessária na Santa Casa e todos os envolvidos estão de parabéns, mas precisamos fortalecê-lo e melhorá-lo sempre”, disse Edilene Pires de Camargo. O projeto apresentado no Fórum pela Santa Casa Anna Cintra foi reconhecido como inovador pelo DRSVII, em novembro de 2016, e foi apresentado como experiência em hospital de média complexidade no Seminário Regional de Regulação – Desafios na Estruturação do Núcleo Interno de Regulação NIR, que aconteceu na Faculdade de Jaguariúna, no dia 23 de novembro de 2016. Junto com o projeto da Santa Casa Anna Cintra, foram apresentadas experiências do Hospital Mario Gatti e Hospital da PUCC, ambos de Campinas.

O projeto “Implantação do Núcleo Interno de Regulação”, produzido pela gerente de Processos e Qualidade da Santa Casa Anna Cintra, Edilene Pires de Camargo, ficou com a terceira colocação na categoria Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente 

O primeiro lugar na categoria Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente ficou com o projeto “Alta Responsável: Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente”, da Santa Casa de Piracicaba. Na categoria Qualificação na Gestão, o primeiro lugar ficou com o projeto “Qualificando o cuidado em Saúde: O empoderamento do cuidador pela equipe multidisciplinar de Saúde”, da Santa Casa de Marília, enquanto na categoria Sustentabilidade o projeto que ficou em primeiro lugar foi “Criação de Corpo Médico através da Padronização de Pagamento”, da Santa Casa de Araçatuba. “Fiquei encantado com os trabalhos apresentados. O nível foi muito bom e a decisão ficou nas casas decimais, Parabéns a todos”, disse Paulo Carrara, um dos avaliadores da premiação.

Programa SUStentáveis

O programa SUStentáveis é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de auxílio às Santas Casas e hospitais filantrópicos para compensar o déficit por conta da defasagem da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa determina metas mensais para as instituições, considerando etapas que concorram para o melhor e mais ágil reestabelecimento dos pacientes, sendo que cada hospital recebe uma bonificação de acordo com o cumprimento desses requisitos. O programa foi iniciado em 2014, pagando um máximo de R$ 114 mil por mês para a instituição que conseguir atingir 100% das metas. Hoje o valor máximo é de R$ 86 mil por mês. Para o presidente da Fehosp, Edson Rogatti, o programa permitiu melhorias impossíveis de serem aplicadas somente com a verba recebida regularmente.

Para a gerente comercial da Santa Casa Anna Cintra, Elaine Aparecida Fantini Batoni, participar desse tipo de evento é bom para conhecer projetos feitos em outros hospitais e para mostrar a importância desse programa. “Foi muito importante para mostrar todos os feitos que o programa proporciona aos hospitais e para que com isso futuramente não haja mais atrasos e cortes nos valores a receber. Fiquei muito emocionada com o reconhecimento pelo desenvolvimento de um dos nossos trabalhos no evento,” finalizou.

O secretário do Estado da Saúde, Dabid Uip, encerrou o evento dizendo que “o programa Somos SUStentáveis é um sucesso, e serve para mostrar o que as Santas Casas fazem de bom. Com esse programa, podemos conhecer os grandes casos de sucesso das Santas Casas”.


Fonte: A Tribuna