Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HEMONÚCELO DE PIRACICABA AMPLIARÁ COLETA DE SANGUE NO SÁBADO
12/04/2018

Dando continuidade à série de ações contínuas para captação de doadores de sangue, o Hemonúcleo de Piracicaba, órgão estadual que funciona nas dependências da Santa Casa de Piracicaba, atenderá a comunidade neste sábado, dia 14, das 7h30 às 12h, período em que 120 bolsas deverão ser coletadas.

A médica responsável pela Unidade em Piracicaba, Jordana Torri Regazzo Fuzato, explica que, normalmente, o Hemonúcleo trabalha aos sábados promovendo coletas externas de sangue nos municípios que integram a DRS-10/ Direção Regional de Saúde. “Dentro do cronograma de coletas externas, entretanto, atendemos também o próprio município através de coletas realizadas aos sábados em instituições, entidades e no próprio Hemonúcleo”, disse Jordana.

Ela revela que, para atender a demanda, o Hemonúcleo distribui a hospitais de Piracicaba e região uma média diária de 70 bolsas  de sangue, utilizadas durante a realização de cirurgias, em casos de acidentes e de determinadas patologias. “O sangue é um recurso humano imprescindível à manutenção da vida e as instituições de saúde precisam ter bolsas em seus estoques para que a assistência seja segura e efetiva”, informa Jordana, lembrando que essa demanda diária depende dos gestos altruístas e voluntários dos doadores.

Em relação aos tipos sanguíneos, a médica frisa que  todos eles são  importantes. “Assim como os pacientes necessitam de  todos os tipos de sangue, é preciso que os doadores atendam a essa necessidade, doando todos os tipos sanguíneos”, esclareceu.  Ela explica, porém, que em determinados períodos, o estoque oscila e pode ocorrer queda em tipos sanguíneos específicos. “Por isso, nosso grande desafio é aumentar as doações regulares de sangue, que devem se tornar um hábito, como um compromisso social”, disse. 

Doadora regular, a administradora da Santa Casa, Vanda Petean, visitou o Hemonúcleo ontem ao lado do diretor técnico do Hospital Ruy Nogueira, e do diretor Diovaldo  Pizzinatto. “Viemos trazer o nosso abraço e cumprimentar o Hemonúcleo pelo extenso e maravilhoso trabalho que executam em solidariedade ao próximo”, disse.

Quem pode doar?

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde, bem alimentado e descansado. Pessoas com 16 e 17 anos podem doar mediante consentimento formal e presença do responsável, enquanto maiores de 60 anos não podem realizar a doação pela primeira vez. Os homens devem manter intervalo de 60 dias da última doação, e a mulher, de 90 dias.

Também é importante não fumar duas horas antes e duas horas depois da doação e procurar orientação em caso de uso de medicamentos, vacinas recentes ou tratamento médico. Outra observação é a necessidade de apresentação de documento de identificação  com foto, preferencialmente o RG ou a CNH.

Não podem doar sangue a pessoa que estiver gestante ou gripada, portadora de sífilis, alcoolista, aquelas que tiverem sido expostas a doenças sexualmente transmissíveis, a uso de drogas injetáveis ilícitas, que tenham realizado endoscopia há menos de seis meses ou que tenham contraído hepatite.

As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 13horas e, neste sábado, das 7h30 às 12h, no Hemonúcleo de Piracicaba, que fica na Avenida da Independência, 953. Telefone (19) 3422.2019.  O cronograma de coletas aos sábados pode ser consultado por telefone ou por meio da página do facebook  “Hemonucleo Piracicaba”.


Fonte: Assessoria de imprensa SC Piracicaba