Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

ANTONIO RUGOLO JUNIOR SERÁ O NOVO SECRETÁRIO ADJUNTO DA SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO
27/04/2018

O diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp), o médico Antonio Rugolo Junior (61), será oficializado na sexta-feira (27) como o novo secretário adjunto de Saúde do Estado de São Paulo, no lugar de Eduardo Ribeiro Adriano. Sua nomeação deve ser publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, após o convite feito pelo novo secretário de Estado da Saúde Marco Antônio Zago já na data de sua posse, no último dia 24.

Para assumir o novo cargo, Rugolo terá que se licenciar da presidência da Famesp e se afastar do comando da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Fundação, responsável pela gestão das unidades administradas pela entidade. Ambas as alterações precisam do aval do Conselho Administrativo da Famesp. O atual vice-diretor presidente, o médico Trajano Sardenberg, deve suceder Rugolo à frente da presidência.

Rugolo diz acreditar que sua atuação junto à Secretaria de Estado da Saúde vai facilitar o diálogo entre os serviços de saúde da região e o Governo do Estado. “O convite para assumir esse importante cargo voltado para a gestão pública da Saúde no Estado é um reconhecimento pelo trabalho que temos feito. Ainda não estão totalmente definidas as minhas atribuições, mas em conversa com o secretário Zago ficou claro que minha função não será apenas de substituí-lo em suas eventuais ausências, mas também atuarei com dedicação na divisão de tarefas. Já sei que estarão na minha alçada os assuntos ligados às organizações sociais de saúde”, comenta.

O superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), André Balbi, comentou a indicação. “Recebemos hoje uma excelente notícia. A saúde estadual ganhará muito com a experiência do Dr. Rugolo na Secretaria. Reiteramos nosso apoio e desejamos boa sorte nesta nova etapa”, disse.

Perfil

Formado pela Faculdade de Medicina de Botucatu FMB-Unesp (1982), com mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal Paulista – Unifesp (1990) e doutorado em Pediatria pela FMB (2001), Antonio Rugolo Jr., 61, nasceu em Laranjal Paulista (SP), passou parte da infância em Piracicaba (SP) e viveu até seus 20 anos em Sorocaba (SP). No final dos anos 70, fincou raízes em Botucatu, onde reside até hoje com a família. Sua experiência com administração e gestão hospitalar teve início no começo dos anos 2000, quando passou a assumir cargos diretivos na Famesp (diretor-presidente entre 2003-2005; vice-presidente entre 2011 e junho 2013 e presidente novamente a partir de julho/13) e no Hospital das Clínicas – HCFMB (onde foi diretor entre 2005 e 2009). No mesmo período (2005-2009), foi diretor da Associação Brasileira dos Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAUE) e membro da congregação da FMB/Unesp. Entre 2006 e 2009 também foi membro da Comissão Interinstitucional do Ministério da Saúde cujo objetivo foi avaliar e diagnosticar a situação dos hospitais universitários e de ensino no Brasil.

Desde 2011, transita entre Botucatu, onde também fica a sede da Fundação que preside, e Bauru, onde fica a Coordenadoria de Serviços de Saúde Famesp, da qual ele estava à frente, até então, fazendo a gestão de serviços estaduais, como Ambulatórios Médicos de Especialidade – AME (em Bauru, Itapetininga e Tupã), o Hospital Estadual Bauru, Hospital de Base de Bauru e Maternidade Santa Isabel. Rugolo Junior é também professor na disciplina de Neonatologia no Departamento de Pediatria da FMB/Unesp.


Fonte: Portal Hospitais Brasil