Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

BNDES DISCUTE MANUTENÇÃO DE LINHA DE CRÉDITO AOS HOSPITAIS
30/04/2018

A CMB vai enviar ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma proposta de indicadores de qualidade para serem utilizados pelo banco de fomento na avaliação dos hospitais que participam da linha de crédito BNDES Saúde. A decisão foi tomada nessa quarta-feira (25), durante reunião entre o BNDES, CMB, Federações e representantes de hospitais.

Segundo informações do diretor da área de Saúde do BNDES, João Pieroni, a linha BNDES Saúde expira em setembro de 2018 e o banco está discutindo a viabilidade de manutenção da linha por mais um período. O BNDES Saúde foi criado com o objetivo de oferecer sustentabilidade financeira e o desenvolvimento do SUS. Além disso, se o Pró-Santas Casas for regulamentado, o banco pretende analisar como atender à nova linha prevista na lei.

Na reunião na CMB, o BNDES disse que está verificando os efeitos do apoio do BNDES Saúde às estidades filantrópicas. Para tanto, realizou uma pesquisa junto aos hospitais que têm empréstimos junto ao BNDES. Porém, apenas 60% dos pesquisados respondeu ao qeustionário, o que atrapalhou a construção do cenário real e dos resultados trazidos pela linha. Por isso, o banco procurou a CMB para discutir os reais benefícios dos empréstimos concedidos na reestruturação das entidades.

O coordenador do Departamento de Certificação do Ministério da Saúde, Brunno Carrijo, também participou do encontro e sugeriu que o BNDES não avalie apenas a perspectiva SUS dos hospitais, mas a entidade como um todo, incluindo o atendimento privado. Os representantes dos hospitais lembraram que há uma burocracia muito grande para se conseguir liberar o empréstimo, a exemplo da Santa Casa de Belo Horizonte, que só conseguiu acesso à linha depois de um ano de ter dado início ao processo no BNDES.

Eles lembraram também que o número de leitos que atende ao SUS depende de contrato com o gestor, mas que pode ser reduzido, caso o gestor local entenda que não tem condições de ampliar os contratos ou mesmo mantê-los, reduzindo, por vezes, o número de leitos oferecidos pelos hospitais ao SUS.

Indicadores de Qualidade


Ao final da discussão, o BNDES solicitou que a CMB encaminhe uma proposta sobre os indicadores de qualidade que podem ser utilizados para a avaliação dos resultados do BNDES Saúde, tendo como base o Portal de Indicadores 50+ CMB, que já faz a verificação desses indicadores. 

O BNDES também quer uma proposta de investimentos que podem otimizar os resultados esperados, como o uso de tecnologia de informação (TI), a qualificação de pessoal, tudo isso associado à consultoria que será oferecida pelo Ministério da Saúde via PROADI.

O BNDES, por sua vez, vai avaliar a possibilidade de operação direta com o banco sem os agentes; e a possibilidade de recontratação das operações vigentes.

Portal de Indicadores 50+ CMB


No dia 24 de abril, os membros do Conselho Consultivo da CMB estiveram reunidos em São Paulo para a cerimônia de lançamento do "Portal 50+ Hospitais Filantrópicos", da CMB. A plataforma, que será alimentada pelas instituições, favorecerá o acesso aos indicadores de gestão, inicialmente, dos hospitais que compõe o Conselho Consultivo.

A ideia é analisar quase 100 indicadores hospitalares, podendo comparar suas realidades diante de outras unidades, assim como as médias em nível nacional, estadual e municipal. A plataforma vai trazer informações periódicas e organizadas sobre o desempenho financeiro, operacional, de recursos humanos e assistenciais, auxiliando os gestores no planejamento estratégico e na tomada de decisão.

Espera-se, assim, fomentar o benchmarking de ações de gestão eficiente, proporcionando análises aprimoradas com tendências do setor hospitalar filantrópico, criando comparabilidade, com médias por grupo, por porte, por região. Os primeiros resultados devem ser avaliados no período de um ano.


Fonte: CMB