Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CAMPANHA SETEMBRO AMARELO TERÁ PEDÁGIO DE VALORIZAÇÃO À VIDA NA SANTA CASA DE MARÍLIA

A campanha Setembro Amarelo terá pedágio de valorização à vida nos dias 15, 16 e 17 de setembro, das 9h às 13h e das 17h às 19h. As atividades acontecerão em tenda instalada nas proximidades do refeitório da Santa Casa de Misericórdia de Marília.

O Núcleo de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Marília organiza as ações do Setembro Amarelo, o mês destinado à prevenção do suicídio.

“Estaremos expondo cartazes na cor amarela com frases de reflexão e autocuidado. O objetivo é conscientizar os colaboradores sobre a importância em se ter uma boa saúde mental, ainda mais em um momento difícil como este que estamos passando de pandemia. Além disso, entregaremos folhetos explicativos da campanha e os participantes também responderão, sem a necessidade de identificação, a uma avaliação de estresse, que será depositada em uma urna e posteriormente terá uma análise dos psicólogos do hospital colocada na intranet”, explicou o coordenador do Núcleo de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Marília, Marcos Aurélio Alves Filho.

Participam das atividades os psicólogos Thassiane Neves, Tayane Galina Vieira Zillo, Danielle de Souza Zeferino, Anaí Ramos Vieira, Bruno Roça Pereira, Caroline Neves e Stacye Takano.

O slogan da campanha é “Falar é a melhor solução”. “É um período muito difícil para muita gente, com a perda de entes queridos, desemprego, crianças sem poderem frequentar a escola. A melhor prevenção ainda é a orientação. É preciso tirar aquele estigma de que não se pode falar de suicídio. Nosso foco é valorizar a vida e a saúde mental das pessoas, pensando sempre de uma maneira ampla, no biopsicossocial”.

De acordo com Marcos Aurélio, as pessoas devem ficar atentas a mudanças de comportamento de familiares e amigos e procurarem ajuda profissional. “Marília é uma das cidades do Estado de São Paulo com maiores índices de suicídio e a nossa intenção é mudar este quadro”.

Os colaboradores da Santa Casa de Marília que precisam de atendimento psicológico podem procurar o SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) e agendar sessões com os profissionais da instituição. Em casos emergenciais, os psicólogos fazem o acolhimento e encaminhamento destes funcionários que necessitam de ajuda no que diz respeito à saúde mental. Vale ressaltar que os atendimentos acontecem com total sigilo e ética profissional.

Saiba mais

O suicídio um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto”, “quero desaparecer”, “não posso fazer nada”, “não aguento mais”, “sou um perdedor e um peso para os outros” e “os outros vão ser mais felizes em mim” podem indicar necessidade de ajuda. 

Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria, que organiza o Setembro Amarelo em todo o País, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Dado da OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas. A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade. 

Quatro dicas importantes podem ajudar as pessoas em risco de suicídio: Converse, faça uma escuta ativa e sem julgamentos; acompanhe, fique em contato para saber como a pessoa está se sentindo e evite deixá-la sozinha; busque ajuda de profissionais como psicólogos e psiquiatras; proteja, evite deixar em locais de fácil acesso meios para a pessoa buscar a própria morte como venenos e armas.

Canais de ajuda

Alguns canais importantes podem ser procurados para obter ajuda. Marília possui o CVV (Centro de Valorização da Vida) através do telefone 188. A cidade também dispõe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Com Viver (transtornos mentais) – telefone 3451-4028, Caps AD (Álcool e Drogas) – telefone 3433-8606 e Caps I (Infantojuvenil) – telefone 3451-1660.

Imagem

O Núcleo de Psicologia Hospitalar da Santa Casa de Marília organiza as ações de prevenção ao suicídio