FEHOSP realiza 2º Encontro de Assessores Jurídicos de Hospitais Filantrópicos
2º Encontro Jurídico
| 09/11/2012
Para dar continuidade ao processo de troca de conhecimento entre as associadas, a Fehosp realizou no dia 9 de novembro, no Hotel Braston Augusta, em São Paulo, a segunda edição do Encontro de Assessores Jurídicos de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo. Com a presença de dezenas de profissionais, representantes de instituições da Capital, Grande São Paulo e interior, o evento levantou debates em torno das novidades que trarão impacto para o dia a dia da atividade, como a resolução SS-95, que trata da questão dos convênios firmados a partir do final desse ano. “A resolução fala exclusivamente sobre os hospitais com convênios com o Governo Estadual. Para possibilitar a continuidade desses acordos que se encerram no final de novembro, as instituições precisam seguir essa nova regra, realizando um credenciamento para participar dos procedimentos de contratação realizados pelas Diretorias Regionais de Saúde”, explica a gerente técnica da Fehosp, Maria Fátima da Conceição, que apresentou o tema no encontro.
O diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti também marcou presença e ressaltou a importância desses encontros para que os departamentos jurídicos das associadas se mantenham atualizados e ainda reforçou a necessidade do envolvimento de todos. “É muito importante a participação do departamento jurídico das associadas porque a troca de experiências e a atualização são fundamentais. As ideias levantadas aqui podem, entre outras coisas, originar propostas de consultas públicas. Assim, podemos mostrar para o Ministério da Saúde que estamos nos movimentando e trabalhando para encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos filantrópicos”, disse.
O assessor jurídico da Fehosp, Tiago Farina Matos, destacou que o objetivo principal do evento não é ser uma sucessão de palestras e sim um bate papo entre os advogados. “Nossa proposta não é apenas passar informações, mas sim trocar experiências entre os profissionais das entidades associadas”, ressalta. Para que os trabalhos sejam direcionados aos interesses dos participantes, Tiago lembra que a opinião de todos é muito importante. “No final do evento nós elaboramos um questionário para que os participantes possam propor sugestões de pauta e melhorias para os próximos encontros”, completou.
O advogado da Pró-Saude, Josenir Teixeira, afirmou que a interação entre os advogados é fundamental para o sucesso dos encontros. “A eficácia do nosso grupo vai existir e se concretizar quando a troca de informações trouxer resultados concretos que possam ser usados por outros advogados na defesa de suas instituições”, opinou. Além de abordarem temas específicos, os participantes levantaram a ideia de realizar um evento com assuntos jurídicos na próxima edição do Congresso da Fehosp, que vai acontecer no próximo mês de maio. A proposta será levada para análise da diretoria da Fehosp.