Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SP: vacinação no SUS contra gripe começa hoje para crianças, gestantes e idosos
11/04/2016

A vacinação contra a gripe nos postos de saúde da cidade de São Paulo começa nesta segunda-feira (11) para os grupos de risco: idosos, indígenas, as gestantes e crianças de seis meses a menores que cinco anos. A campanha foi antecipada pela Secretaria Municipal de Saúde, após a explosão do número de casos da doença no Estado. A vacina é gratuita e estará disponível em todas as UBS (Unidade Básica de Saúde) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

No dia 18, entrarão na campanha as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas) e pessoas com doenças crônicas.

A campanha nacional de vacinação da gripe está prevista para começar 30 dias. 

Àqueles que não fazem parte de nenhum grupo de risco, resta a opção da vacinação na rede particular, composta por laboratórios, hospitais e clínicas especializadas. Uma dose da vacina trivalente, que protege contra o H1N1 — vírus influenza do tipo A — custa uma média de R$ 110 na cidade de São Paulo. Já a quadrivalente, que também imuniza contra um vírus influenza do tipo B,pode chegar a até R$ 200

Após a imunização, é necessário esperar duas semanas para início da proteção. Além de proteger contra a gripe, a vacina reduz o risco de complicações respiratórias e pneumonia. 

Escolas de SP vacinam pais e alunos contra H1N1

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias. Medidas simples como: lavagem frequente das mãos, uso de lenços descartáveis, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, e manter os ambientes arejados também ajudam na prevenção da gripe.

Vacina não causa gripe

Apesar de muita gente questionar, é importante esclarecer que vacina não causa gripe. Ela nunca provocará este tipo de reação porque na sua composição existem apenas partículas de vírus mortos. Uma pequena parcela de vacinados pode apresentar dor discreta no local da aplicação, febre baixa, dores musculares e mal-estar em até dois dias após a aplicação, o que não a contraindica.


Portal R7