Funfarme inicia campanha de vacinação contra H1N1 e H3N2 em seus colaboradores
12/04/2016
Em parceira com a Secretaria Municipal da Saúde de São José do Rio Preto (SP), a Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina iniciou, nesta segunda-feira (11), a campanha de vacinação contra os vírus H1N1, H3N2 e um tipo genético da Influenza B de mais de quatro mil profissionais da saúde do complexo hospitalar, integrado pelo Hospital de Base, o Hospital da Criança e Maternidade, o Ambulatório de Especialidades, o Instituto do Câncer, o Hemocentro e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Serão três dias de vacinação, 11, 12 e 13 de abril, em dois pontos da Fundação: no segundo andar do Hospital de Base e no subsolo do Hospital da Criança e Maternidade. Este é o 8º ano consecutivo no qual a Funfarme participa da campanha do município, imunizando cerca de 3.500 colaboradores, no mínimo, anualmente.
“É uma ação e um desafio enorme, pelo tamanho da nossa instituição. Contamos com o apoio de inúmeros setores, mobilizando quase 100 profissionais na campanha”, afirmou Sandra Giolo, enfermeira do Setor de Medicina do Trabalho da Funfarme. A campanha conta com a participação de lideranças e colaboradores da Gerência de Enfermagem do HB e HCM, Superintendência Assistencial, Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, salas de vacinação do Ambulatório, Serviço Especializado de Segurança e em Medicina do Trabalho, Recursos Humanos, Famerp, Comissão de Residência Multiprofissional, Comissão de Aprimoramento e Aperfeiçoamento da Funfarme e Famerp, Tecnologia da Informação e Centro Integrado de Educação Permanente em Saúde (Cieps).
Por trabalhar na Emergência do Hospital de Base, a enfermeira Márcia Oliveira é sempre uma das primeiras a participar das campanhas. “Trabalho em um setor que atendemos diversos pacientes por dia, então é sempre bom estarmos atentas às campanhas de vacinação e redobrarmos o nosso cuidado”, afirmou Márcia.
Responsável pela empresa contratada para segurança no Hospital da Criança e Maternidade, José Carlos Gonçalves também foi vacinado. “Muito boa a iniciativa da instituição, eu ia ter que procurar pela vacina, mas fomos informados da campanha interna. Foi tudo muito rápido e sem fila”, comentou o administrador.
“É imprescindível a imunização dos profissionais da área da saúde, já que estão expostos cotidianamente, indireta ou diretamente, a diferentes e diversos microrganismos que podem gerar quadros de infecção. Estamos atentando a uma medida preventiva muito importante e alcançando todos os nossos colaboradores, sejam eles profissionais da saúde, administrativos ou operacionais da Fundação”, pontuou o diretor executivo da Funfarme, Dr. Horácio Ramalho.
Portal Hospitais Brasil