16 de abril – Dia Mundial da Voz
15/04/2016
Rouquidão, pigarro constante, falhas na voz, cansaço ao falar, dor ou ardência na garganta, dificuldade para engolir ou para respirar são alguns dos sintomas que mostram o possível comprometimento da saúde do aparelho fonador. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem a região da cabeça e pescoço e 2% de todas as doenças malignas. A estimativa do INCA é que, em 2016, sejam registrados 7.350 novos casos, sendo 6.360 em homens e 990 em mulheres.
De acordo com o presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), Luciano Neves, “não fumar, beber bastante água, não gritar ou sussurrar e evitar alimentos muito condimentados e gordurosos, além de refrigerantes e bebidas ricas em cafeína são hábitos simples que ajudam a manter a saúde da voz”. E o otorrinolaringologista alerta, ainda, quando diagnosticados precocemente, a maioria dos problemas de saúde vocal tem grandes chances de ser solucionados.
Para conscientizar a população sobre os cuidados com o aparelho fonador, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) promovem a 18ª Campanha Nacional da Voz.
Por meio de atividades educativas e intervenções culturais gratuitas, para comemorar o Dia Mundial da Voz, lembrado em 16 de abril, as ações serão realizadas no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), na Praça Mauá, no Rio de Janeiro (RJ) e na Praça da Estação, em Belo Horizonte (MG), simultaneamente.
Nos locais, o público poderá assistir e participar de um flash mob com dez artistas cantando um mix de sucessos no estilo acapella. Crianças e adultos terão a possibilidade de exaltar a sua voz. Além disso, o evento em São Paulo contará com uma cabine acústica, das 9h às 17h, onde os visitantes poderão narrar lances de uma partida de futebol, cantar no karaokê e dar notícias no estilo do rádio. Também poderão participar de um workshop com o dublador Wendel Bezerra, às 12h, e de uma batalha de beat box com a presença de oito beatboxers competindo entre si, às 15h. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Reconhecida internacionalmente desde 2003, a Campanha Nacional da Voz é a ação social de maior tradição da Otorrinolaringologia no Brasil, promovendo projetos integrados em países como EUA, Espanha, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela e Panamá. Pelo sétimo ano consecutivo, o evento tem a coordenação do Dr. Gustavo Korn. “Por meio de ações de orientação e conscientização, a Campanha da Voz promove um processo de sensibilização permanente em relação aos cuidados com a voz. A iniciativa tem por finalidade reforçar essa mensagem constantemente”, conta Korn.
Para o especialista, a campanha tem papel fundamental na conscientização constante da sociedade sobre os cuidados com o sistema vocal. “Um problema de voz reflete muito mais que uma simples dificuldade na produção do som básico para a fala, podendo interferir na própria habilidade de se comunicar. Como otorrinolaringologistas, queremos trazer o assunto à tona e esclarecer as dúvidas da população”, afirma.
A Campanha Nacional da Voz também conta com o patrocínio de Strepsils, marca especialista em dor de garganta e única pastilha que contém flurbiprofeno, princípio ativo que combina a ação anti-inflamatória com analgésica. “É com muita satisfação que apoiamos essa iniciativa através da parceria com a ABORL-CCF/ABLV, que demonstra claramente o quanto é essencial manter a saúde da garganta em dia”, explica Marisa Cazassa, gerente da Strepsils pela RB, comercializadora da marca no Brasil.
Revista Hospitais Brasil