Santa Casa de Marília participa com destaque do 25º Congresso da Fehosp
10/05/2016
Provedores, diretores e administradores hospitalares do Estado de São Paulo e visitantes de todo o Brasil se reuniram, durante quatro dias, para debater os cenários e compartilhar soluções na gestão da saúde filantrópica. O 25º Congresso da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de SP), com o tema “Em Tempos de superação”, foi realizado entre os dias 03 e 06 de maio, em Atibaia, e reuniu cerca de 500 participantes.
A Santa Casa de Marília teve destacado envolvimento, com atuação na diretoria da federação e também participação científica no evento. Representaram a instituição o provedor, Milton Tédde; o segundo vice-provedor, Luiz Antônio Orlando; a superintendente, Kátia Ferraz Santana e o diretor administrativo e financeiro, Sérgio Stopato Arruda.
Engajado no movimento institucional que busca condições mais justas e reconhecimento aos filantrópicos, Tédde ao lado de Edson Rogatti (presidente das duas entidades) nas esferas nacional e estadual. O provedor mariliense é conselheiro fiscal titular da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdias e Hospitais Beneficentes do Brasil). É também 1ª Diretor Financeiro da federação paulista.
A palestra de abertura teve com tema “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”, uma frase do dramaturgo e poeta francês Jean Cocteau, invocada pelo professor de educação física Steven Dubner.
Steven é professor em Educação física e se especializou em esporte para pessoas com deficiência no Brasil. Foi um dos fundadores da ADD (Associação Desportiva para Deficientes) e técnico da seleção brasileira em várias modalidades.
Além das palestras, o congresso também realizou seis fóruns temáticos e promoveu o diálogo e a informação nas Salas de Atendimentos com técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.
Na quinta-feira (05), pela manhã, Kátia Santana coordenou a mesa que debateu a Missão das Santas Casas e Hospitais Beneficentes: “Reavaliando com nossos provedores e presidentes, um novo papel na gestão de negócios”. A grande plenária encerrou as atividades com as falas de Irmã Lia Gregorine, da Congregação Santa Catarina, Lino José Rodrigues Alves do Hospital AC Camargo e Denise Soares Santos da Beneficência Portuguesa de SP.
Para os gestores de Marília, a avaliação do congresso foi positiva. Fica evidente que há um longo caminho a ser percorrido pelo setor. Também é cada vez mais claro que somente a união de esforços, entre as organizações que vivem a mesma realidade, poderá mudar o cenário adverso.
Além das ações que fazem parte da rotina da Fehosp pela valorização dos filantrópicos e compartilhamento de soluções (treinamentos, representação política e apoio técnico), nova oportunidade para reunir o setor ocorrerá em Brasília, durante o 26º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. O evento irá ocorrer de 31 de agosto a 01 de setembro e terá como tema “Parcerias estratégicas para enfrentar a crise”.
Clique no link e veja mais fotos da participação da Santa Casa de Marília
Fonte: Assessoria de imprensa - imprensa@santacasamarilia.com.br
Assessoria de imprensa - Santa Casa de Marilia