Presidente Rogatti teve agenda intensa em Brasilia na CMB e no Governo Federal
09/06/2016
O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, se comprometeu, nessa terça-feira (07), a apoiar as Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos no que 'estiver ao alcance do Ministério', estabelecendo uma boa convivência entre o governo e as instituições. O compromisso foi anunciado durante reunião realizada no Ministério com a CMB e os representantes das 25 maiores entidades filantrópicas, membros do Conselho Consultivo da CMB.
O Ministro disse que há uma grande preocupação em encontrar um caminho para solucionar os problemas do segmento sem fins lucrativos, mas admitiu que as Santas Casas e hospitais filantrópicos são parte importante do sistema de saúde, especialmente em relação à equação financiamento x resultado. 'Sabemos que as Santas Casas têm um custo menor do que os hospitais públicos e é um modelo que deve ser reforçado. Mas, precisamos encontrar uma solução para o financiamento. É evidente que, especialmente nesse momento de crise, não há perspectiva de novos recursos, mas estou empenhado que o governo garanta o que está previsto no orçamento da União para a Saúde', afirmou.
Já a secretária substituta de Atenção à Saúde, Dra. Cleusa Bernardo, apontou sua preocupação com a redução do número de hospitais filantrópicos no SUS. 'Eles não estão saindo do SUS, estão fechando as portas. Entre 2011 e 2012, 88% dos atendimentos eram realizados pelos hospitais filantrópicos. Mas hoje, apenas 60% corresponde ao atendimento das Santas Casas', afirmou, lembrando, ainda, que o número dos atendimentos dos hospitais públicos e privados lucrativos não mudou nesse período, o que significa é que mais pessoas estão sem acesso à Saúde.
Agenda
Nesta quarta-feira (08), o presidente da CMB, Edson Rogatti, participou de um café da manhã, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), em Brasília, onde debateu-se o atual momento político e econômico do Brasil. Em seguida, os participantes foram recebidos no Palácio do Planalto, e tiveram uma reunião com o Presidente Interino da República, Michel Temer.
Também ns manhã de quarta-feira, o Conselho de Administração da CMB esteve reunido para tratar, entre outros, sobre o grupo de estudo sobre a Saúde Suplementar, o Grupo de Trabalho sobre a PNHOSP, Contratualização e IGH, e o café da manhã com os parlamentares, previsto para acontecer na abertura do 26º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, no dia 31 de agosto, em Brasília.