AVANÇOS TECNOLÓGICOS DA MEDICINA CONSOLIDADOS EM 2015 - (I)
14/06/2016
O ritmo das inovações tecnológicas se torna cada vez mais acelerado na área da saúde, prenunciando grandes avanços, como por exemplo, possibilitar os médicos de acompanhar de forma dinâmica e em tempo real os seus pacientes, atendê-los de forma rápida em suas próprias casas e utilizar tratamentos cada vez mais eficientes e menos invasivos. Listamos abaixo 6 avanços tecnológicos na Medicina que foram consolidados em 2015 e prometem muito mais para os próximos anos.
1 - Impressoras 3D
O interesse pelas impressoras 3D começou em 2010, quando inúmeras empresas entraram no negócio para iniciar um boom que entrou definitivamente na área médica este ano, com conquistas que entraram para a história. Os estudos na Medicina prenunciam avanços ainda maiores, além das impressões para próteses, tecidos, órgãos humanos e remédios. Muitos casos de alta complexidade já são resolvidos com a ajuda de moldes que permitem aos médicos realizar estudos e ensaios sobre cirurgias e intervenções.Além desta realidade, as impressoras 3D diminuem substancialmente o custo das próteses, permitindo que as peças produzidas sejam totalmente customizadas para a necessidade de cada paciente, com maior agilidade e de forma certeira, reduzindo riscos e tornando a recuperação do paciente mais rápida e melhor. Outro uso das impressoras 3D é a bioimpressão, com a fabricação de tecidos, peles, pequenas partes do corpo e até órgãos.
2 - O boom dos aplicativos médicos
O que era sonho cada vez mais se torna realidade e a cada dia os médicos passam a acompanhar de forma dinâmica e em tempo real o tratamento de seus pacientes. A Medicina Móvel (mHealth) transformou esta relação e os smartphones, com os mais diversos aplicativos, facilitam e auxiliam com eficácia o cotidiano dos usuários, caminhando agora para se tornarem aliados inseparáveis da conduta médica no desenrolar de casos crônicos.Com agilidade, os softwares armazenam desde as informações dos pacientes e o desenrolar do diagnóstico clínico, com a realização de exames e receituário, até a evolução do quadro. Muitos deles permitem que o médico mantenha contato online com o enfermo, com informações sobre suas condições de saúde e resposta ao tratamento, podendo então rever a medicação, mediante os resultados que receber.
3 - Telemedicina
A utilização da Telemedicina, permite o acesso dos pacientes aos médicos e provedores de saúde, proporcionando agilidade, melhoria e desenvolvimento nos processos clínicos e assistenciais dos serviços de saúde. Uma opção ainda mais viável para quem mora em regiões de difícil acesso, que também reduz os custos operacionais, evitando o desperdício de recursos e colocando profissionais de regiões diferentes e longínquas em tempo real para trocar informações acerca de diagnósticos e procedimentos cirúrgicos.Um dos exemplos obtidos através desse tipo de monitorização remota tornou possível a redução do número de dias de hospitalização em 60% em portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) avançada.. A cada dia surgem novos softwares que dão ao médico a oportunidade de rastrear seus pacientes e acompanhar a evolução do tratamento prescrito. Além disso, com a possibilidade de trocar informações com seus colegas profissionais quando julgar necessário.
( continua...)
prodoctor.net.blog