Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Franca completa 119 anos
14/06/2016

Na próxima quinta-feira, 16 de junho, a Fundação Santa Casa de Misericórdia de Franca completa 119 anos de serviço filantrópico em saúde, para a cidade e mais 21 municípios da região (uma população de aproximadamente 650 mil pessoas), consolidando-se como hospital estruturante de referência em atendimento de alta complexidade, possuindo mais duas unidades – Hospitais do Câncer e do Coração – que compõem o Complexo Hospitalar Santa Casa de Franca, além de ser a OSS – Organização Social de Saúde - responsável pela administração do AME Franca - Ambulatório Médico de Especialidades do Governo de São Paulo.

A diretoria administrativa convida todos os seus colaboradores e a população para um abraço simbólico no prédio do Hospital Central, programado para o dia 16/6 às 13 horas, no intuito de lembrar à comunidade que a instituição é um patrimônio do povo, construído pela própria sociedade.

Dos dias 14 a 22 de junho a Santa Casa promoverá diversas ações focadas em humanização, como o sábado na praça, com aferição de pressão, atividades físicas e apresentações teatrais; haverá um circuito de palestras com temas variados, que serão ministradas no anfiteatro do hospital, além da tradicional missa em ação de graças pelo aniversário, celebrada na Capela São Geraldo, no interior da Santa Casa, também no dia 16.

Com 119 anos de história, a instituição permanece atuante e em constante evolução; recentemente as unidades hospitalares do complexo passaram por importantes modificações, tanto físicas quanto estruturais, com a implantação de um projeto de gestão integrada, com prioridade absoluta na retomada da sustentabilidade econômico financeira, visando o aprimoramento e a ampliação dos serviços, a humanização do atendimento, as reformas físicas necessárias.

Entre vários outros projetos, a Melhoria Contínua merece destaque: iniciada há pouco mais de um ano e meio, tem atuado por meio da implantação de ações de qualidade, avaliando todos os processos da instituição, no intuito de promover a utilização consciente e equilibrada dos recursos, gerando economia de tempo, de materiais e insumos de modo geral, otimizando todas as etapas existentes no hospital, desde a entrada do paciente até sua alta, garantindo a satisfação do usuário e buscando alcançar a excelência na prestação dos serviços.

O presidente José Cândido Chiminato lembrou: “A Santa Casa de Franca é, desde sua concepção, voltada para o atendimento aos mais necessitados e historicamente firmou-se como um patrimônio mantido pela própria sociedade; e por este motivo, estamos realizando estas ações, para homenagear a população, que considera a Santa Casa como uma mãe acolhedora”, completando, “...e é por isso que todos nossos esforços administrativos estão focados em ampliar e melhorar a estrutura a cada ano, proporcionando um acolhimento digno ao povo francano e das cidades de nossa região, com auxílio das esferas políticas, da iniciativa privada e do próprio povo, que contribui constantemente com doações”, concluiu o presidente.

 

Breve Histórico

Fundada em 16 de junho de 1897 por um grupo cidadãos beneméritos, liderados pelo padre Cândido Martins da Silveira Rosa, a Santa Casa de Misericórdia de Franca iniciou suas atividades formais em janeiro de 1901, conforme registro em ata; primeiramente como Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Franca e depois como Fundação, a partir de 19 de dezembro de 1935, segundo registro no 1º Cartório de Notas desta Comarca.

Reunidos no antigo “Largo da Misericórdia”, os cidadãos que participaram da decisão foram: Comendador Bento José do Vale, Álvaro de Lima Guimarães, Joaquim Marcondes de Faria, José Inácio de Souza, Thomaz José da Mota, Lucas Borges, Henrique Ferreira Barbosa, José Marcelino de Queiroz, José Bernardes Pinto Júnior, Joaquim Andrade Nascimento, Godofredo Alves de Castro, Álvaro de Lima Guimarães Júnior, Dr. José Luiz dos Santos Pereira, Antônio Carlos Barbosa, José Carlos de Vilhena e Ovídio Tristão de Lima.

A Irmandade exerceu suas atividades, desde a sua instalação, construindo o primeiro prédio, cuja planta teria sido projetada em Paris, sob orientação e cuidados do Dr. Jonas Deocleciano Ribeiro.

Hoje, centenária, a Santa Casa de Franca tornou-se um complexo hospitalar de referência composto por três unidades (Santa Casa, Hospital do Câncer e Hospital do Coração) que atendem com vigor uma população estimada em 650 mil pessoas, além de administrar o AME Franca – Ambulatório Médico de Especialidades.  

Por décadas, a Santa Casa de Franca foi a única instituição que cuidou da saúde da população. Mesmo enfrentando grandes crises financeiras, ela continuou prestando atendimento, crescendo, desenvolvendo-se e proporcionando melhoria na qualidade de vida dos seus pacientes, chegando ao patamar atual de grandeza e qualidade.


Imprensa Santa Casa de Franca