Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Geraldo Alckmin marca presença no 23º Congresso
08/05/2014

Devido a uma mudança na agenda, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin marcou presença na tarde de ontem (7) no 23º Congresso da Fehosp. Participaram da mesa cerimonial ao seu lado, o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, a prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, a presidente do evento, Zélia Theresinha Lopes Mimmesi, o deputado Pedro Tobias, a secretária estadual da Agricultura, Monica Bergamassi. 

 
“O Guarujá é uma cidade estratégica para a Baixada santista, região que vem fazendo essa discussão sobre o SUS com muita responsabilidade, estivemos com o ministro da Saúde, com o secretário de Saúde do Estado, avançando em muitos aspectos, porque da mesma forma que as filantrópicas, o poder público também tem suas limitações e temos que encontrar um meio termo”, disse a prefeita da cidade.
 
O diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, muito aplaudido em seu discurso, reforçou os agradecimentos pela colaboração do Governo do Estado aos filantrópicos e entidades beneficentes, e lembrou das dificuldades que ainda ameaçam o funcionamento dessas instituições. “Temos desafios extremamente decisivos este ano, como a questão da votação das 30 horas para os enfermeiros. Infelizmente esse pleito é impraticável e caso não seja revertido, retornaremos às trevas do financiamento e o maior prejudicado será a população”, lembrou. “Estamos longe de resolver o financiamento adequado dos hospitais, a grande maioria das entidades no Brasil não tiveram acesso ao financiamento subsidiado como o BNDES”, completou. Também falou sobre a atenção aos hospitais de ensino, a necessidade de um reajuste de 100% no IAC, e o atraso nos repasses do Pró-SUS.
 
Geraldo Alckmin por sua vez, reconheceu o importante papel dos filantrópicos para a saúde brasileira. “Nós temos o dever de garantir o avanço da ciência para todos, os que podem e os que não podem pagar. E os grandes parceiros do governo são as santas casas e hospitais beneficentes. Nós todos reconhecemos esse trabalho voluntário de provedores, associações, e equipes que suam a camisa para atender com qualidade a população. Queremos agradecer e retribuir para que continuem crescendo e atendendo melhor”, afirmou. “Estamos ajudando a santa casa, porque ela é da comunidade, não é pra dar lucro, não tem os problemas do estatal, e tem a rapidez da iniciativa privada, o melhor modelo que existe. Devemos fortalecê-la, para ela não quebrar, poder crescer modernizada, ampliada, e atender bem a população”, finalizou. O governador terminou sua visita, com a informação de que as entidades que não estão contempladas no programa Sustentáveis, assinarão o aditivo amanhã, dia 9 de maio.