Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Avon leva médicos brasileiros aos Estados Unidos para aprenderem novas técnicas e tratamentos sobre câncer de mama
14/07/2016

Há cerca de 13 anos, a médica Sandra Gioia trata mulheres com câncer de mama e trabalha para o diagnóstico precoce das pacientes com a doença. Membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e integrante do corpo clínico do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Dra. Sandra acredita que, mesmo já sendo reconhecida na área e trabalhando em um dos centros de referência da doença no Brasil, é necessário se reciclar profissionalmente e conhecer novas técnicas e habilidades avançadas para o tratamento do câncer de mama.

Por isso, inscreveu-se no programa Avon Global Breast Cancer Clinical Scholars, promovido pelaAvon Foundation. A mastologista foi um dos 20 participantes escolhidos para a terceira classe do programa, que em abril deste ano levou médicos de 14 países para um treinamento intensivo nos melhores centros de câncer de mama dos Estados Unidos.

No Brasil, a ação é coordenada pelo Instituto Avon, que apoia projetos e promove ações para a detecção precoce do câncer de mama. Além de Sandra, outros quatro médicos brasileiros participaram desta edição do Avon Global Breast Cancer Clinical Scholars: Lievin Rebouças, do Instituto do Câncer do Ceará; Gustavo Zucca, do Hospital do Câncer de Barretos; Graziella Gonçalves, do AC Camargo Cancer Center; e Ana Clara Miranda, do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira.

Durante seis semanas, profissionais de diferentes especialidades, como mastologistas, radiologistas, patologistas, oncologistas e cirurgiões, tiveram aulas com especialistas, acompanharam atendimentos, participaram de reuniões científicas e visitaram universidades. As atividades contaram com o monitoramento de alguns dos principais especialistas de câncer de mama do mundo.

Além disso, os médicos acompanharam a Caminhada Avon pelo Fim do Câncer de Mama, em Washington, e participaram, em Chicago, do Congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), considerado o maior encontro em oncologia do mundo com a participação de aproximadamente 40 mil pessoas.

“Foram 45 dias de uma experiência transformadora. Serei eternamente grata por esta oportunidade única. Não foi fácil ficar tanto tempo longe da família e do trabalho, mas valeu à pena, porque agregou valor em minhas atividades profissionais em benefício das mulheres e para diminuição de mortes por câncer da mama”, disse a médica Sandra Gioia.

Os estudantes voltaram aos seus países com habilidades avançadas para melhorar o tratamento e o cuidado com as mulheres que enfrentam o câncer de mama. Com as novas técnicas aprendidas, Dra. Sandra pretende sugerir aos colegas do INCA que seja implementado um novo método de trabalho. “A ideia é adotar o atendimento multidisciplinar do paciente, fazendo com que o cirurgião, o oncologista clínico e o radioterapeuta definam em conjunto a melhor conduta de tratamento e em tempo hábil”, explica a médica.

Além disso, ela também pretende ajudar a implantar no Brasil o “Navegadores de Pacientes”. O objetivo do programa, que já é uma realidade nos Estados Unidos, é eliminar as barreiras para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Assistentes sociais, enfermeiros, agentes comunitários e outros profissionais ajudam as pacientes a transitarem pelo sistema de saúde e acessarem os serviços de diagnóstico, avaliando, aconselhando e auxiliando durante todo o processo de tratamento.

Avon Global Breast Cancer Clinical Scholars

Realizado de dois em dois anos, o Avon Global Breast Cancer Clinical Scholars já levou mais de 60 especialistas em câncer de mama para aprenderem novas habilidades em dez dos principais centros de tratamento da doença nos Estados Unidos.

A chamada dos candidatos para a terceira classe do programa começou em junho de 2015. Para se inscrever, o médico deveria comprovar sua atuação na área de câncer de mama e ter fluência em inglês. A próxima seleção de participantes deve ser lançada no segundo semestre de 2017. A Avon cobre os custos de alojamento, alimentação e passagem aérea para a participação dos estudiosos no programa, além de uma bolsa-auxílio.

Avon Contra o Câncer de Mama

“Desde 2003, quando foi lançada a campanha Avon contra o Câncer de Mama no Brasil, já foram doados R$ 55 milhões para 120 projetos voltados para iniciativas de detecção precoce do câncer de mama, incluindo pesquisas, distribuição de materiais informativos, doações de equipamentos, treinamentos e criação de centros de detecção”, explica Lírio Cipriani, diretor-executivo do Instituto Avon.

Em parcerias com organizações de referência que fazem o atendimento pelo SUS, o Instituto Avon viabilizou o surgimento de centros de detecção precoce, que reúnem todos os exames para saúde da mama em um só local. Já são nove centros: Barretos (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Goiânia (GO), Uberaba (MG), São Paulo (SP) e Porto Velho (RO).

Como resultado dessas parcerias e de outros projetos colocados em prática ao longo de mais de uma década de trabalho, milhões de brasileiras foram incluídas pela rede pública de saúde nos exames preventivos do câncer de mama. Para que esses projetos se realizem, o papel do revendedor Avon é fundamental. Em todo o Brasil, são 1,5 milhão de pessoas comprometidas a levar a mulheres e homens mais que produtos de beleza. Por meio da venda de produtos com lucro revertido à campanha Avon Contra o Câncer de Mama, eles contribuem para os projetos e ao mesmo tornam-se multiplicadores, alertando para os cuidados que a mulher deve ter.


Portal Saúde Tecnologia