MÉDICA DA UFP APRESENTA ATUALIZAÇÕES SOBRE AIDS NO HOSPITAL DE BASE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
09/08/2016
Médicos, residentes, alunos e profissionais da saúde da Funfarme, Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (SP), participaram, na manhã de 4 de agosto, de aula com uma das maiores referências nacionais em doenças neuroinfecciosas, Dra. Monica Gomes. A médica, que também é professora e coordenadora desta área na Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou sobre as implicações neurológicas e como detectá-las em pacientes soropositivos para AIDS com o tema “HIV, AIDS e TARV: O que o SNC tem a ver com isso?!”
O chefe da Disciplina de Infectologia da Funfarme, Dr. Irineu Maia, abriu a palestra agradecendo à disponibilidade da neuroinfectologista. “Já queríamos trazer Dra. Mônica há tempos, pois acreditamos na excelência de seu trabalho e que, desta maneira, possa contribuir para o aprendizado de nossos profissionais e melhoria de nosso atendimento”, disse ao abrir o evento.
“Estou impressionada com a estrutura do complexo, principalmente no que diz respeito à infectologia. Espero que o conhecimento aqui trocado possa auxiliá-los a identificar problemas neurológicos decorrentes da doença em portadores de HIV e a detectar o quanto antes estes sinais para tratamento precoce”, afirmou a médica.
Cerca de 60 profissionais e alunos lotaram o anfiteatro do mezanino do HB. Para a residente da infectologia do HB, Dra. Karen Sanmartin Rogovsky, que esteve no evento, “a aula permitiu ampliarmos nossas condutas para o HIV. Geralmente focamos mais na infecção. A partir da palestra, podemos olhar para outras causas, como o efeito dos medicamentos em pacientes que convivem com HIV/AIDS”, pontua. Ao final, o público pôde tirar dúvidas e debater sobre o assunto.
Fonte: Revista Hospitais Brasil