Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

HOSPITAL DA CRIANÇA E MATERNIDADE TRAZ CONSULTOR DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA MINISTRAR CURSO SOBRE MÉTODO CANGURU
22/08/2016

Referência na assistência a bebês e gestantes, o Hospital da Criança e Maternidade, de São José do Rio Preto (SP), realizou, de 15 a 20 de agosto, curso para capacitar seus profissionais para serem instrutores do Método Canguru, que tem por objetivo promover o maior contato entre os pais e o bebê prematuro, garantindo maior vínculo afetivo, estabilidade térmica e melhor desenvolvimento da criança. Para viabilizar o curso, o HCM trouxe a Rio Preto o consultor nacional do Método Canguru do Ministério da Saúde, o pediatra Sérgio Marba, professor livre docente da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

O método orienta que, ao deixar a incubadora, o bebê já seja envolvido em uma faixa junto ao corpo da mãe. “É um procedimento muito importante para estreitar o vínculo afetivo entre mãe e filho, facilita a amamentação, estimula a função sensorial da criança e reduz a possibilidade do recém-nascido ter problemas de saúde durante a gestação”, explicou Dr. Sérgio Marba, também diretor da Divisão de Neonatologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Unicamp. “O HCM tem plenas condições de ser um multiplicador do Método e promover, em futuro próximo, cursos aos profissionais deste hospital e, posteriormente, às outras instituições de saúde da região”, completou o pediatra, impressionado com a infraestrutura da instituição.

“Eventos assim nos deixam ainda mais em alerta para oferecer o melhor atendimento, especialmente para os prematuros, que precisam de um cuidado diferenciado. O HCM já é referência na assistência de recém-nascidos de alto risco e, após o curso, seremos incumbidos de disseminar as informações que aqui aprendemos, já que teremos 14 tutores Estaduais em nossa instituição, entre os quais, médicos, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e fisioterapeutas”, comentou a coordenadora do Método Canguru do HCM e uma das organizadoras do evento, a pediatra Lilian Beani.

O Método Canguru foi inicialmente idealizado na Colômbia no ano de 1979, no Instituto Materno Infantil de Bogotá, como proposta de melhorar os cuidados prestados ao recém-nascidos. Em 2000, foi adotado pelo Ministério da Saúde como importante pilar na assistência médica de bebês de baixo peso e, no HCM, é praticado há dois anos.


Fonte: Revista Hospitais Brasil