DEBATES PELA SAÚDE MOVIMENTAM SEGUNDO DIA DO ENCONTRO CATARINENSE DE HOSPITAIS
26/08/2016
Mais de 700 pessoas participam na capital da trigésima oitava edição do Encontro Catarinense de Hospitais. O tema deste ano debate "Como potencializar resultados na Saúde em Tempos de Crise". A psicóloga Cristiana Trindade especialista em diagnósticos organizacionais, abriu os debates nesta quinta-feira, abordando o tema sobre Liderança. A psicóloga deu como exemplo, a má gestão do governo federal nos últimos 6 anos, " Qual a diferença entre gestor e líder? O gestor se preocupa com processos, com detalhes operacionais, com entrega de resultados. Mas o líder se preocupa com o futuro. Liderança não é cargo. Existem gerentes que não são líderes. E existem líderes que não ocupam cargos de comando", define.
Outro debate promovido foi sobre a importância da Gestão Financeira e Contábil junto às instituições. Para o representante da ANS, Bruno Rodrigues, "O acompanhamento econômico-financeiro é a principal ferramenta da regulação prudencial. São necessárias avaliações sistemáticas e identificação de desequilíbrios. Regular o foco na adoção de medidas corretivas costuma ser o maior obstáculo estrutural de uma gestão”.
Os programas de prevenção à saúde também entraram na programação do evento, o gerente médico do Núcleo de Promoção e Gestão em Saúde, do Grupo São Francisco, Carlos Lacerda Braga, abordou o tema alertando aos congressistas que até 2050 a previsão é que a população idosa será quase o dobro da população de crianças e adolescentes. "Por isso é de extrema importância que programas de prevenção sejam implantados, para desta forma diminuir o custo assistencial".
Paralelamente aos debates acontece a Feira de Tecnologia Produtos e Serviços, com as principais novidades para o setor. O evento acontece até amanhã em Florianópolis.
Fonte: Revista Saúde Catarinense