SBACV-SP PROMOVE 10ª EDIÇÃO DO DIA VASCULAR DE SÃO PAULO
09/09/2016
No dia 11 de setembro, das 9h às 14h, o Parque Villa-Lobos, em São Paulo (SP), mais uma vez será palco do Dia Vascular de São Paulo, ação de cidadania promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), com o intuito de prestar serviço gratuito à população da cidade, por meio do atendimento individual, com informações a respeito das doenças vasculares, formas de prevenção e tratamento. São esperadas, para a 10ª edição do evento, aproximadamente 500 participantes.
Tendas de apoio e uma carreta serão usadas para o atendimento, onde os médicos farão uma triagem das principais doenças venosas e arteriais periféricas e orientarão o público quanto aos sinais e sintomas dessas doenças, na intenção de que todos fiquem atentos quanto aos perigos de alguns comportamentos de risco e as devidas precauções a serem tomadas. Também será realizado o exame Doppler de onda contínua, nos pacientes que apresentarem alguma alteração na triagem para doença obstrutiva periférica.
Na ocasião, também haverá apresentação de vídeo sobre doença venosa e a exposição de banners explicativos sobre trombose venosa, doença arterial periférica, aneurisma de aorta e obstrução de artérias carótidas. Cartilhas com orientações serão distribuídas aos visitantes do parque, que também serão convidados a participarem de uma caminhada de conscientização sobre as doenças vasculares. Os exercícios de aquecimento serão comandados pelo professor Audi, da Aeróbica do Bem.
O evento, que tem o patrocínio da Kendall e Farmoquímica, conta com a contribuição de cirurgiões vasculares, residentes da especialidade, acadêmicos e alunos ligados à SBACV-SP. Segundo o presidente da entidade, Marcelo Fernando Matielo, a ação, além de ser uma ótima oportunidade para prestação de serviço público, ainda auxilia para “informar a população a respeito de quais são as doenças específicas que o angiologista e o cirurgião vascular tratam, e por que especialistas da área devem necessariamente ser escolhidos para o seu tratamento”, explica.
Causas das doenças vasculares
Sedentarismo, excessos alimentares, cigarro, diabetes mal controlado, pressão alta e o estresse do dia a dia são exemplos de fatores que podem ser prejudiciais à circulação sanguínea dos indivíduos, com possíveis consequências sérias e até mesmo a amputação dos membros.
Hoje, aproximadamente 30% da população mundial possui varizes, que é uma alteração funcional da circulação venosa do organismo. Dores, sensação de peso e inchaço nas pernas são alguns dos indícios que podem indicar essa e outras doenças venosas.
“Como as doenças vasculares podem afligir tanto homens quanto mulheres, o dia 11 será um bom momento para aprender e repensar hábitos que podem garantir uma melhor qualidade de vida”, orienta Matielo.
Informações: secretaria@sbacvsp.org.br
Fonte: Revista Hospitais Brasil