Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

SAÚDE É TEMA DE ENCONTRO COM SENADOR JOSÉ ANÍBAL E LIDERANÇAS DO PSDB
15/09/2016

Dirigentes da Santa Casa de Marília participaram de encontro com o senador José Aníbal (PSDB-SP) e lideranças estaduais e municipais da legenda. Na oportunidade, a diretoria tratou do atual cenário de subfinanciamento na saúde, compartilhou informações sobre os projetos de expansão do hospital e pediu apoio para a aprovação do Projeto de Lei 744/2015, apresentado por José Serra (senador licenciado e atual ministro de Relações Exteriores). O projeto dispõe sobre novo programa para concessão de crédito bancário com juros reduzidos aos filantrópicos.

Milton Tédde, diretor administrativo-financeiro da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) e provedor da instituição mariliense, destacou a importância do diálogo com o Poder Legislativo. 

“Esse contato é muito importante. Podemos dialogar com os representantes eleitos pelo povo e mostrar a situação real. São eles que podem tomar as decisões. Quanto a nós, vamos trabalhando, convivendo com as dificuldades na rede filantrópica. E somos uma grande rede. Respondemos, atualmente, por mais de 50% dos atendimentos SUS, 50,3% das internações de média e alta complexidade e cerca de 60% dos transplantes e tratamentos oncológicos”, destacou Tédde.

O encontro com o senador contou ainda com a presença do deputado e presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, além do vereador mariliense delegado Wilson Damasceno e do empresário Daniel Alonso. Na oportunidade, também participaram representantes de outra instituição de saúde de Marília.

O senador assumiu o compromisso de defender, junto ao governo federal, a pauta das instituições filantrópicas. As entidades gastam menos que os hospitais públicos para fazer o mesmo procedimento, apesar disso ainda experimentam déficit de até 50% nos repasses do SUS, o que aprofunda a crise. No recente congresso da CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas), o ministro da saúde, Ricardo Barros, reconheceu a importância do terceiro setor.

PL 744/2015

O projeto de lei de autoria de Serra, apoiado pela bancada tucana em Brasília, foi proposto em novembro de 2015 e cria o Programa de Financiamento Preferencial destinado às Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, denominado Pro-Santas Casas. O principal mérito é habilitar as instituições não somente no âmbito do BNDES, mas para acesso a todas as instituições financeiras oficiais federais e sem intermediações.

A matéria já recebeu parecer favorável na Comissão de Assuntos Sociais e atualmente tramita na Comissão de Assuntos Econômicos, sob a responsabilidade da relatora Lúcia Vânia (PSB-GO). A aprovação em plenário faz parte da pauta de reivindicações de entidades como CMB e Fehosp.

 


Fonte: Assessoria de imprensa