Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

PROFISSIONAIS DA SAÚDE APRENDEM CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA MELHORAR RELAÇÕES
03/10/2016

Ensinar contação de histórias para que profissionais de saúde possam usá-la como ferramenta para melhorar as relações no ambiente hospitalar é o foco de um curso gratuito que será realizado pela Arte Despertar no InCor, Hospital Sabará, Santa Casa de São Paulo e Hospital das Clínicas, todos em São Paulo (SP).

Destinada aos profissionais desses hospitais, a formação, com carga horária de 24 horas, tem como objetivo trabalhar a potencialidade das narrativas de literatura oral como uma ferramenta de aproximação, comunicação e expressão. As narrativas fazem parte da história da humanidade e trazem em si valores, sonhos, conhecimentos, tradições culturais e sentimentos. Provoca, no contato com o outro, reflexões sobre questões comuns a todos os seres humanos.

O curso será comandado por uma dupla de experientes contadores de histórias e apresentará fundamentos, técnicas e benefícios de se trabalhar a narrativa oral no ambiente hospitalar, assim como a relevância da contação de histórias para o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências e habilidades.

Há 30 anos na área da saúde, a chefe de enfermagem da UTI pediátrica do Incor Célia Yukiko Osato conta que a experiência de ter participado dessa formação em 2013 foi importante para integrar as equipes do hospital e melhorar a sua interação com as crianças internadas na instituição.

“Quem vivencia o cuidar em um hospital coleciona histórias reais e tenho muitas delas para contar. Os arte-educadores nos ajudam a expressar todas essas emoções, melhorar a comunicação e destravar a timidez em falar em público, dentre outros aspectos”, afirma a enfermeira.

Neste ano, o Incor será o primeiro hospital a receber o curso. As atividades terão início no dia 28 de setembro. Já nas outras instituições a grade horária ainda está sendo definida.

Para a diretora-presidente da Arte Despertar Regina Vidigal Guarita, a contação de histórias no ambiente hospitalar pode assumir um papel importante no processo de recuperação da saúde, à medida que trabalha com ferramentas capazes de acessar elementos que ajudam a ressignificar o momento pelo qual o paciente está passando.

“A contação de histórias inspira, faz sonhar, permite a cada um criar sua história, aciona o universo imaginário, trabalha os sentidos a partir da visão com imagens e da audição pelos instrumentos percussivos. Estes fatores são responsáveis pela mudança de estado de espírito daquele que escuta a história quando a toma para si e, neste momento, é acionado o lado saudável deste indivíduo, transformando seu momento”.

O projeto, realizado no âmbito do Programa de Ação Cultural (ProAc-SP) da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, com patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, By Kamy e UBV, também será oferecido para o público em geral em espaços culturais como a Casa das Rosas e o Museu da Pessoa, ainda em 2016, e na Biblioteca de São Paulo e no Instituto Tomie Ohtake no início de 2017.

Arte Despertar

A Associação Arte Despertar é um negócio social sem fins lucrativos, fundado em 1997 e, desde então, atua em duas frentes: AD Saúde e AD Educação, tanto no desenvolvimento de projetos sociais, quanto na prestação de serviços.

Suas ações são voltadas para o desenvolvimento humano com foco em competências socioemocionais, nas áreas de saúde e educação, com o objetivo de despertar o que há de melhor no ser humano por meio da arte e da cultura. Para a realização de suas atividades estabelece parcerias com instituições de saúde, espaços educativos e culturais.

Em reconhecimento ao seu trabalho, em 2013, a Associação foi finalista do Prêmio Empreendedor Social; em 2011, recebeu a certificação da Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais; e, por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, ganhou o Prêmio Cultura e Saúde dos Ministérios da Cultura e da Saúde.

Informações: www.artedespertar.org.br


Fonte: Revista Hospitais Brasil