Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

CAMPANHA DO DIA DE DOAR É LANÇADA NO BRASIL
13/10/2016

Com o mote “Quem tem coração, doa! / Quem doa, transforma!”, acaba de ser lançada no Brasil a Campanha do “Dia de Doar”, que, neste ano, será em 29 de novembro. A campanha é a versão brasileira da iniciativa global criada nos Estados Unidos, em 2012, com o nome de Giving Tuesday, e tem como objetivo promover a filantropia por meio de uma grande campanha de mobilização para doação às organizações não-governamentais. O Dia de Doar tem mais de 15 mil parceiros no mundo inteiro. No ano passado, 71 países participaram da causa, que conquistou cerca de 700 mil doadores online. Somente pela internet, foram levantados 116,7 milhões de dólares.

No Brasil, a iniciativa acontece desde 2013 e é liderada pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de pessoas e organizações que promove uma série de ações visando fomentar no Brasil uma sociedade mais doadora.

A ideia é que no dia 29 de novembro cada organização interessada em se envolver com o Dia de Doar desenvolva sua própria campanha de mobilização, aproveitando o material e produtos elaborados para a data. No site do Dia de Doar, é possível encontrar, inclusive, um kit de ferramentas com dicas e orientações sobre como se envolver.

A cada ano, a iniciativa ganha novos adeptos no Brasil. No primeiro ano, 600 organizações se cadastraram no site e desenvolveram ações em suas causas. Em 2015, foram mais de 1.200. A expectativa dos organizadores é que, neste ano, esse número chegue a 1.500 instituições.

Próximos passos

A partir de agora, o Movimento por uma Cultura de Doação irá disseminar os materiais da campanha e acionar a sua rede para que mais organizações participem da iniciativa.

As possibilidades de atuação para os institutos e fundações também são diversas, passando pelo papel de influenciadores, ou seja, ativando sua própria rede para que mais pessoas doem, como também sensibilizando e orientando as empresas mantenedoras para que possam adotar na campanha.


Fonte: Gife