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CAMPANHA DO A.C.CAMARGO CANCER CENTER ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA.
20/10/2016

É importante a mulher conhecer o próprio corpo por meio do autoexame, mas essa prática não é tão eficaz quanto à mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Isso porque um tumor na região, para ser percebido manualmente pelas mulheres, precisa ter pelo menos 2 cm de tamanho. Já a mamografia permite detectar lesões ainda não-palpáveis e os chamados carcinomas in situ (a fase mais inicial do câncer de mama). O principal exame para o diagnóstico precoce, portanto, é a mamografia. Essa é a mensagem da campanha “Mãos quase perfeitas”, que será lançada hoje, 17 de Outubro, pelo A.C.Camargo Cancer Center, com assinatura da agência J.Walter Thompson, em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização mundial sobre o câncer de mama. 

A campanha ressalta que mesmo mulheres com mãos talentosas e sensíveis, como artistas plásticas e bordadeiras, precisam ir além do autoexame. O conceito traz imagens radiológicas obtidas na mamografia que ganham contornos coloridos e floridos e frases que ressaltam o papel do exame  para o diagnóstico precoce,  consequentemente gerando redução de mortalidade por câncer de mama. Farão parte da campanha filmes que serão veiculados nas mídias sociais, material em pontos de ônibus e outros locais pela cidade .

Levantamento inédito realizado pelos Departamentos de Epidemiologia e de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center junto a 4527 pacientes diagnosticadas com câncer de mama e tratadas na instituição desde 2000 mostra que 76% dos casos foram descobertos nas fases mais iniciais de desenvolvimento da doença (entre os estadios 0 a 2). Além disso, o diagnóstico precoce, conforme mostra o trabalho, está diretamente associado com a queda de mortalidade, ou seja, quanto mais cedo foi descoberta a doença, maior o índice de sucesso no tratamento. Entre as pacientes que descobriram a doença em estadio I (96% delas estão vivas cinco anos após o tratamento), estadio II (89,2%), estadio III (71,6%) e estadio IV (30,3%). 

“Ao avaliarmos esses dados, dividindo os períodos em quinquênios, fica evidente que houve uma melhora estatisticamente significativa na sobrevida das pacientes nos últimos anos em comparação com o quinquênio de 2000 a 2004, demonstrando que há uma evolução no entendimento da doença e da importância do tratamento personalizado em um centro especializado na doença”, destaca a cirurgiã oncologista e diretora de Mastologia do A.C.Camargo, Fabiana Baroni Makdissi. 

O levantamento também trouxe dados que legitimam a importância da mamografia nesta faixa etária entre 40 e 50 anos, com repetição anual, para mulheres sem sintomas ou história prévia de câncer de mama. Dentre os 4527 casos analisados, 4 entre 10 pacientes foram diagnosticadas antes dos 50 anos (sendo 11,4% abaixo dos 39 anos e 28,7% dos 40 aos 49 anos). “Embora o pico de incidência de câncer de mama se dê entre os 50 e 69 anos, uma parcela grande de pacientes é beneficiada pelo diagnóstico precoce antes dessa idade. É importante discutir com o médico especialista as características de cada indivíduo e campanhas como estas demonstram reflexo positivo na conscientização e na desmistificação no diagnóstico e tratamento desta doença", ressalta Fabiana. 

Com base nesses números, a Diretora de Criação da J. Walter Thompson, Luciana Cardoso, explica que a estratégia com a campanha “Mãos quase perfeitas” é ressaltar a importância da mamografia e mostrar que é preciso ir além do autoexame, mesmo para as mulheres com grandes habilidades manuais e grande sensibilidade, como artistas plásticas e bordadeiras. “Convidadas para serem protagonistas da campanha, essas mulheres aceitaram imediatamente reforçar essa mensagem de conscientização sobre a importância fundamental da mamografia para alertar outras mulheres”, afirma. 

O câncer de mama, de acordo com o Globocan 2012, é o câncer mais comum entre as mulheres no mundo, com cerca de 1,6 milhão de novos casos por ano, representando 25% de todos os cânceres. É a quinta principal causa de mortalidade por câncer no mundo (522 mil mortes/ano). No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 57.960 novos casos da doença em 2016. 

Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=xsYK47broik


Fonte: A.C.Camargo Cancer Center