Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

FUNFARME/FAMERP RECEBE SIMPÓSIO COM 150 PROFISSIONAIS PARA DISCUTIREM A SAÚDE E A SEGURANÇA DO IDOSO
17/11/2016

A Funfarme/Famerp, de José do Rio Preto (SP), sediou, na última sexta-feira (11), o VII Simpósio de Segurança do Paciente, promovido pelo Núcleo Rio Preto da Rebraensp (Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente). Nesta sétima edição, o foco foi o idoso e as ações e melhorias que podem ser promovidas nos hospitais e demais instituições de saúde para oferecer-lhe melhor atendimento e segurança.

A temática deste simpósio justifica-se pelo fato de que os idosos representam cada vez mais parcela maior na população brasileira. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já são mais de 23,5 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, mais do que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas. No Estado de São Paulo, eles representam 13% da população.

O Simpósio contou com a participação de cerca de 150 profissionais de várias especialidades de hospitais e instituições de Saúde da região Noroeste do Estado e teve a presença de Cláudia Fló, coordenadora da Área Técnica da Saúde do Idoso, da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. “Por sua natureza, o paciente idoso exige muito mais da equipe hospitalar, que envolve vários profissionais, como médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, entre muitos outros. Este Simpósio é fundamental para que se disseminem nas instituições presentes as boas práticas de assistência”, afirmou Cláudia.

A enfermeira Maria Regina Jabur, superintendente assistencial da Funfarme e liderança do Pólo São Paulo na Rebraensp, abriu a série de palestras falando sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente, com ênfase no idoso. Outra duas profissionais do da Funfarme, a fonoaudióloga Magali Orates e a terapeuta ocupacional Graziella Andressa falaram sobre o papel de suas especialidades na assistência ao idoso, abordando as experiências do complexo Funfarme/Hospital de Base de Rio Preto.


Fonte: Revista Hospitais Brasil