Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Jahu adquire intensificador de imagem para cirurgias
02/02/2015

Com recursos provenientes de emendas parlamentares, a Santa Casa de Jahu adquiriu um intensificador digital de imagem utilizado em cirurgias de pequeno, médio e grande portes. Trata-se do arco cirúrgico (modelo GE Brivo OEC 850), um equipamento móvel do tipo Raio-X com designer em "C" que permite mostrar ao cirurgião a imagem do local onde está atuando, proporcionando maior precisão no procedimento.
 

Sua alta qualidade de imagem amplia o alcance nos tratamentos invasivos, o que pode reduzir o tempo cirúrgico e anestésico em diversos procedimentos. O arco cirúrgico produz imagens com resolução e qualidade necessárias no sentido de ajudar o médico na escolha dos acessos mais adequados durante a cirurgia de cada paciente. 
 
As vantagens estão relacionadas também às posições que o arco cirúrgico permite fazer (giros de até 360°) e visualização do tempo real da passagem de OPME (fios, parafusos, placas, hastes). É possível ainda gravar todas as imagens realizadas durante o ato cirúrgico, podendo ser impressas posteriormente. 
 
O equipamento também possui fácil mobilidade, ergonomia, oferece imagens nítidas e possui baixa dose de radiação. De acordo com informações do próprio fabricante, baseado em estudos feitos na China, cerca de 72% das cirurgias ortopédicas tradicionais realizadas no Brasil poderiam ser convertidas em pequenas cirurgias com o uso desse arco cirúrgico.
 
Para o médico ortopedista da Santa Casa  de Jahu dr. Sílvio Alonso, o intensificador de imagem é um equipamento que permite monitorar em tempo real o osso afetado, por exemplo, permitindo visualizar a posição da fratura. “Isso permite a realização de cirurgias com técnica minimamente invasiva. Entre as vantagens desse procedimento podemos citar a realização de uma menor incisão cirúrgica, resultando em menor cicatriz, menos dor pós operatória, recuperação mais rápida com diminuição do tempo de internação e menor taxa de infecção. Com tudo isso o nosso objetivo é fazer com que o paciente retorne mais rapidamente ao convívio social e suas atividades habituais, disse." 
 
A aquisição do arco cirúrgico se deu por meio de um convênio com os deputados Ricardo Berzoini, Devanir Ribeiro e Arnaldo Jardim. O valor do equipamento é de R$ 175 mil.
 
Os profissionais que irão manipular o equipamento já realizaram treinamentos e estão aptos a fazê-lo. 
 
Esta é mais uma ação da mesa administrativa da Santa Casa de Jahu, que está sempre empenhada na busca pela atualização tecnológica do hospital.
 
Sobre a Santa Casa
 
Com 108 anos, a Santa Casa de Jahu é o único hospital geral de Jaú e é referência nos atendimentos de baixa, média e alta complexidades em diversas especialidades. 
 
A instituição atende a pacientes de Jaú e mais 11 municípios da região, cuja população chega a 350 mil habitantes. Mais de 75% dos atendimentos são pelo Sistema Único de Saúde. 
 
Hoje com 292 leitos, a Santa Casa está a caminho de ampliar suas vagas com a edificação do 5º e 6º andares, além da construção de um novo centro cirúrgico, que dobrará sua capacidade para 60 cirurgias diárias.
 
O pronto-socorro atende em média a 17 mil pacientes por mês. Sua maternidade foi considerada uma das seis melhores do Estado, realizando cerca de 200 partos mensais.
 
A Santa Casa de Jahu, mantida pela Irmandade de Misericórdia do Jahu, está entre as 50 melhores santas casas e hospitais do Estado de São Paulo e entre as 100 melhores do Brasil.

A instituição filantrópica possui hoje mais de 1000 funcionários, 223 médicos e 181 irmãos.
 

* Informações da Santa Casa de Jahu