Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de Votuporanga realiza primeira captação de múltiplos órgãos
03/02/2015

A CIHT (Comissão Intra Hospitalar de Transplante), antes chamada CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Votuporanga realizou neste domingo, dia 1º de fevereiro, a primeira captação de múltiplos órgãos. Esse procedimento representa um avanço para a Comissão, que existe desde 2012, mas até então realizava apenas captações de córneas. A unidade está vinculada ao Hospital de Base de São José do Rio Preto, por meio da Equipe da OPO-SJRP (Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Base) que promove a ligação com a rede Nacional de Transplantes.

 
A equipe é composta por profissionais médicos e de enfermagem. A coordenadora médica é a Dra. Bernadete Campos Barth e a coordenada de enfermagem é Kelly Almeida. A Comissão conta ainda com a Dra. Lara Galvani Greghi e Dra. Ligia Duarte Tellis, os enfermeiros Bruno Chiqueto, Ilson Donizeti e Michele Ferreirra e os técnicos de enfermagem Arthur Garcia, Alexandre Tresso, Wilson Poloni e Luno de Oliveira. Aliás, as médicas envolvidas integram a Comissão desde o seu início. 
 
Para a Dra. Bernadete Campos Barth essa captação é um marco para a história da Santa Casa e da cidade. “A importância vai além do que conseguimos imaginar, porque várias vidas estão sendo beneficiadas com esse ato. Ressalto ainda a doação da família, que é um verdadeiro gesto de amor, pois em um momento de dor, pensou no próximo e se prontificou a ajudar.”
 
A coordenadora de enfermagem, Kelly Almeida, destaca que o gesto representa a conscientização da população e dos profissionais do Hospital. “Demonstra caridade e amor ao próximo e é vital para a realidade de nosso país. Captar múltiplos órgãos sempre foi um anseio da Comissão e da Instituição e conseguir avançar mais essa etapa em prol da missão de salvar vidas. Agradecemos todos os envolvidos e que possamos dar continuidade nesse trabalho.”
 
O serviço da CIHT oferece a chance de doar os órgãos e multiplicar o gesto, colaborando no ato da doação e também insere o Hospital no sistema nacional de transplante. A doação de órgãos é o gesto mais nobre de amor ao próximo, pois deixa um pedaço de si para uma pessoa que não se conhece. O transplante oferece uma nova chance e melhora a qualidade de vida dos pacientes receptores.
 
Toda pessoa de 4 a 70 anos é um potencial doador. Para realizar uma captação é fundamental que as equipes de enfermagem, serviço social, recepção e também os profissionais que atuam na CIHT trabalhem em sintonia, para que os óbitos de potenciais doadores sejam rapidamente comunicados e as famílias abordadas, já que a captação deve ser realizada em no máximo seis horas após o óbito. O transporte para o local onde o órgão será processado, armazenado e distribuído, de acordo com as necessidades da região, também deve acontecer em até seis horas após a retirada. 
 
Durante esses três anos foram feitas 207 entrevistas e 111 captações de córneas, sendo que apenas em 2014, foram 62 entrevistas e 31 captações. Esse número está acima da média nacional, que é de 20% de efetivação das entrevistas. Além disso, no primeiro ano de serviço a Santa Casa de Votuporanga foi a segunda Instituição que mais realizou captações na região, atrás apenas de São José do Rio Preto. 
 
Os órgãos múltiplos captados no dia 1º de fevereiro foram encaminhados para o Hospital de Base de São do Rio Preto, que direcionou os mesmos de acordo com as necessidades da região. 


* Informações da Santa Casa de Votuporanga