Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Trabalho de Acolhimento e Humanização para Acompanhantes é realizado na Santa Casa de Jales
04/02/2015

Mais um dos projetos do Humaniza SUS é implantando no hospital, este com a finalidade de trabalhar a importância do papel do acompanhante no processo de tratamento e recuperação do paciente. O projeto visa orientar a política interna do hospital, bem como os direitos e deveres de cidadania, abrindo espaço para discussões e dúvidas.


O Acolhimento e Humanização para Acompanhantes são de competência da Assistente Social, Maria Angélica Pereira, a Ouvidora, Thayrine Fernanda Victorasso Soler e equipe de Enfermagem, que também fazem parte do Centro Integrado de Humanização.

Para a Assistente Social, Maria Angélica, os acompanhantes muitas vezes encontram-se desinformados e este é um momento no qual eles podem tirar dúvidas. “Queremos favorecer uma convivência humanizada e participativa, para que o paciente tenha uma boa evolução clínica na enfermaria, para isso orientamos os acompanhantes sobre os procedimentos do hospital, e percebo o quanto é importante estas informações para eles.” 

Ainda, em relato, a Assistente Social, revela as dúvidas mais frequentes dos acompanhantes. “Normalmente eles querem saber sobre a alimentação nos quartos, orientamos para que eles entendam que não é apropriado, afinal, pode ser um chamativo para insetos, o que pode acarretar contaminação. Falamos sobre o uso correto dos celulares e para que evitem falar alto. Entre outros assuntos que abordamos durante esta reunião, que dura em torno de 10 a 15 minutos”, finalizou.

De acordo com a acompanhante Marli Veiga da Silva, da cidade de Palmeira D’ Oeste, esta foi a primeira vez que participou de uma reunião na Santa Casa. “Achei muito bom, pois matem a organização do hospital. Tinha coisa que eu não sabia e ficou muito bem explicado, esclareceu as minhas dúvidas. Realmente achei excelente, sem contar o ótimo tratamento que os pacientes e acompanhantes recebem”.

As reuniões acontecem duas vezes por semana, geralmente de segunda e sexta, na Unidade I e III, tendo participação dos acompanhantes do Sistema Único de Saúde – SUS. 


* Informação da Santa Casa de Jales