Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

MÉDICOS RESIDENTES TERMINAM PARALISAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO
09/01/2017

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou em 21 de dezembro o orçamento de 2017 do Governo do Estado, contemplando o reajuste na bolsa dos médicos residentes.

Os residentes do Estado de São Paulo haviam iniciado a paralisação em 10 de novembro, pois o Estado de São Paulo era o único que ainda não havia feito o reajuste, nos termos da Portaria Interministerial nº 3/2016, de março.

A Associação dos Médicos Residentes do Estado de São Paulo (AMERESP) estará nos próximos dias decidindo com os associados como irão proceder para receberem os valores atrasados, não contemplados no orçamento aprovado, pois a Portaria Interministerial define o início do novo valor como março de 2016.

Durante o período da paralisação os médicos residentes fizeram diversas manifestações em São Paulo e no interior. Na capital realizaram caminhadas até a Secretaria da Saúde, Palácio dos Bandeirantes e ALESP e estiveram presentes em audiências públicas e reuniões do legislativo. A mobilização sensibilizou o legislativo e oportunizou agendamento de reuniões entre as lideranças do movimento e deputados para explicar o problema e sensibilizá-los a respeito.

Para Flavio Taniguchi, presidente da AMERESP “o apoio dado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) foram de grande significado para o resultado alcançado.

Os residentes são médicos formados que atuam orientados e supervisionados por médicos especialistas, para obterem maior conhecimento e prática em áreas específicas da medicina e assim conquistarem os requisitos para obtenção de título de especialista. Cumprem Jornada máxima de formação de 60 horas semanais segundo CNRM, e com o reajuste de passarão a receber R$ 3.330,43.


Fonte: AMERESP