UNIDADE DE FILANTROPIA DO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS FARÁ PARTE DO CORUJÃO DA SAÚDE
11/01/2017
O Ambulatório de Filantropia – Unidade Ultrassonografia do Hospital Sírio-Libanês (HSL), de São Paulo (SP), participará do Corujão da Saúde, programa da Prefeitura de São Paulo que prevê a realização de procedimentos de diagnóstico em hospitais da cidade, fora do horário tradicional de atendimento.
A unidade, localizada na rua Itararé, 303, na Bela Vista, já atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pela rede municipal das regiões Centro e Oeste da capital. Além disso, funciona como unidade externa, para exames de ultrassonografia e ecocardiograma do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus (HMIMJ), administrado pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.
Com a participação no Corujão da Saúde, o horário de atendimento na unidade será ampliado durante 90 dias, de segunda a quarta-feira, das 18h às 21h30. Também passará a funcionar aos sábados, das 7h às 13h.
A previsão é de que durante esses horários extras sejam realizados 120 exames adicionais por dia, de segunda a quarta-feira, e outros 200 aos sábados. Com isso, a oferta mensal da unidade passará dos atuais três mil procedimentos para 5.240. A localização do serviço, em uma região próxima a estações de metrô e linhas de ônibus, facilita o acesso dos pacientes.
Os exames de ultrassonografia realizados na Unidade incluem, entre outros, os morfológicos e obstétricos, de articulações, Doppler em geral e biopsias de mama.
O Hospital Sírio-Libanês apoia a Prefeitura Municipal de São Paulo e o SUS com a oferta de exames desde 2005. Em agosto de 2015, o Ambulatório de Filantropia – Unidade Ultrassonografia do Hospital Sírio-Libanês foi inaugurado, para concentrar em um único local a demanda das antigas unidades Sé, UBS Magaldi, Butantã e do Hospital Mario Degni, ampliando a parceria com a Prefeitura.
O serviço conta com quatro salas de ultrassom e uma de recuperação, uma equipe multiprofissional extremamente qualificada, que inclui 16 médicos especialistas, responsáveis por realizar os exames e cuidar do aprimoramento dos médicos em formação. Todo o agendamento é feito pelas Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo, por meio do Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (Siga-Saúde).
Fonte: Revista Hospitais Brasil