MODELO DE REMUNERAÇÃO COM BASE NO VALOR
26/01/2017
Em nosso país, grande parte do sistema privado de saúde remunera prestadores de serviços através do modelo Fee for Service (FFS), que é compreendido pela quantidade de procedimentos realizados, e não pela qualidade. Nesse caso, a atenção está voltada na doença e não na prevenção de suas causas, pois o que predomina é a forma de remunerar, na redução expressa de custos e não no resultado final do serviço oferecido.
O FFS favorece a produção, permite o estímulo para profissionais que realizam procedimentos complexos e superespecializados, além do pagamento ser realizado por caso ou episódio. Entretanto, esse modelo traz algumas desvantagens como indução da demanda, realização de procedimentos em alguns casos desnecessários e implica em um sistema de faturamento por procedimento.
O cuidado baseado em valor se manifesta como uma alternativa para lidar com a duplicação de serviços, ineficiência clínica, e claro o aumento dos custos de cuidados na saúde.
O pagamento baseado em valores (VBP) é um método que visa a promoção da qualidade e o valor dos serviços de saúde. A finalidade do programa é alterar o pagamento baseado em volume, ou seja, pelos pagamentos de taxa por serviço para pagamentos que correspondem aos resultados.
O que atrasa ou impede a adoção do modelo de remuneração baseado em valor?
Players se mostram receosos em assumir riscos diante de uma mudança de modelo, pois o modelo FFS ainda se apresenta bastante rentável;
Esse modelo demanda padronização de processos e insumos para uma segura formulação de preços;
A necessidade de mais investimentos na integração de dados, para que todos os players possam acompanhar toda a trajetória do paciente;
A avaliação da performance e dos resultados ainda precisa ter maiores recursos para garantir qualidade e uma remuneração adequada.
O modelo baseado em valor requer mudanças nas culturas assistencial e empresarial de todos os envolvidos na cadeia para que possa evoluir e tenha em sua base um sistema melhor, com melhores cuidados e custos reduzidos para todos.
Fonte: Saúde Business