HOSPITAL AMPARO MATERNAL ADERE AO TOP MATERNO PARA OFERECER MAIS SEGURANÇA ÀS GESTANTES E SEUS BEBÊS
10/02/2017
Referência em atendimento humanizado, o Hospital Amparo Maternal, localizado na Vila Clementino, região Sul de São Paulo (SP), implantou recentemente um novo procedimento com diversas vantagens para mães e recém-nascidos. O chamado “top materno” é uma técnica simples: consiste em uma faixa de lycra e algodão que envolve os seios e o abdômen da mãe. Logo após o nascimento, o bebê é posicionado dentro da faixa, permitindo de forma segura o contato pele a pele entre mãe e filho.
O procedimento é uma recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e é utilizado em partos normais e cesáreas que não apresentam complicações, quando mãe e bebê são saudáveis. O objetivo do top é favorecer o contato pele a pele seguro, método aplicado na primeira hora de vida do bebê, logo após o parto, e que oferece vários benefícios. Um deles é evitar a hipotermia, já que a pele da mãe e o próprio top aquecem o recém-nascido. Também em contato direto com o corpo materno, a criança adquire a flora bacteriana da pele da mãe, importante para o fortalecimento de sua imunidade. Além disso, é nessa primeira hora de vida que os mais fortes vínculos entre mãe e filho são formados, o que ajuda a reduzir o abandono materno e estimula o aleitamento.
O aleitamento materno imediato evita a hemorragia materna, principal causa de morte após o parto. Quando o bebê suga o leite nas primeiras mamadas, o útero da mãe contrai, reduzindo o risco de complicações. Por fim, o toque direto com a mãe acalma o recém-nascido. As vantagens do top maternal também estão relacionadas à segurança: ao envolver o bebê, há um risco muito menor de queda e maior conforto para a mãe carregar a criança.
Considerada uma das maiores maternidades de atendimento SUS da cidade de São Paulo, o Amparo Maternal está sempre buscando inovações que proporcionam um serviço cada vez mais seguro e humanizado. Com a ajuda do voluntariado, a instituição conseguiu angariar doações de tecidos e firmou uma parceria com terceiros para confecção dos tops por um preço simbólico. Todos os tops são presenteados às gestantes atendidas no Hospital, que podem continuar a usá-lo em casa mesmo após a alta.
Fonte: Revista Hospitais Brasil