Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa de São José recebe Caminhão da Saúde
19/02/2015

O Caminhão oferecerá gratuitamente a estudantes e
A Santa Casa de São José dos Campos recebe de 24 a 26 de fevereiro a Unidade Móvel Educacional Covidien (UMEC) com treinamento gratuito em técnicas de cirurgia minimamente invasiva. A ação é uma parceria com a Covidien, líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas e suprimentos médicos. O objetivo é promover a adoção de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia. A UMEC, conhecida como Caminhão da Saúde, é uma estrutura equipada com simuladores cirúrgicos e aparelhos de alta tecnologia para oferecer treinamento in loco desse tipo de procedimento. Os cursos serão oferecidos a estudantes e profissionais da saúde ligados à Santa Casa. 
 
“Procedimentos cirúrgicos, quando realizados com equipamento laparoscópico, são significantemente menos agressivos para o paciente, reduzem o tempo de recuperação, as chances de complicação e os custos agregados. A cirurgia minimamente invasiva é uma grande oportunidade para o sistema público do Brasil”, diz Ermano Moraes, Vice-Presidente e Gerente Geral da Covidien no Brasil. A Covidien é uma empresa global que busca soluções de tecnologia médica e produtos para cuidados do paciente. 
 
Desde o lançamento em maio de 2013, o Caminhão da Saúde já viajou mais de 21 mil quilômetros e treinou mais de 23.700 mil participantes em 1.060 aulas em todo o país: 42 cidades nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Depois da visita em São José dos Campos, a UMEC segue para Caçapava (SP).
 
A UMEC é um caminhão de 18 metros de comprimento e 4,5 metros de altura, equipado com simuladores cirúrgicos e aparelhos para aulas práticas, além de um auditório apto a acomodar 45 participantes e treinadores clínicos. As aulas incluem temas relacionados à laparoscopia, cuidado e monitoramento de pacientes em respiradores, clínica de feridas, cuidados com o pé diabético e eletrocirurgias.

*Informações da Santa Casa de São José