Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Hospital Amaral Carvalho lança campanha Selfie do Bem
24/02/2015

Uma mobilização nas redes sociais para incentivar doações de sangue. Esse é o objetivo da campanha “Selfie do Bem”, lançada nesta manhã (23) pelo Hospital Amaral Carvalho (HAC) em sua página oficial no Facebook (http://migre.me/oJxNE). A ação integra as comemorações pelo centenário do Hospital do Câncer de Jaú.


Pensando em uma maneira de conscientizar a população sobre a importância do ato voluntário de doar sangue, utilizando ferramentas modernas como a internet, a equipe do Hemonúcleo Regional de Jaú promove um desafio: basta ir ao hemocentro mais próximo, doar sangue e tirar uma selfie (autorretrato), publicar a foto nas redes sociais com as hashtags #selfiedobem, #amaralcarvalho e #doesangue, e convidar pelo menos três amigos para fazerem o mesmo.
 
O hematologista responsável pelo Hemonúcleo Regional de Jaú, Marcos Augusto Mauad, ressalta que a necessidade de doações de sangue é constante. “Por isso, precisamos estimular cada vez mais pessoas à doação, que é um ato seguro e pode ajudar a salvar vidas”, relata.
 
O médico explica que a campanha é um convite, especialmente ao público jovem e adulto, para a solidariedade. “Não haverá ‘castigo’ para quem for desafiado e não cumprir, e é importante que as pessoas estejam atentas aos requisitos para doar sangue (veja quadro). O nosso objetivo é chamar a atenção das pessoas para esse gesto”.  
 
Apoio
 
Para dar início à ação, a equipe da Casa Ronald McDonald Jahu, que hospeda as crianças e adolescentes em tratamento de câncer no HAC, foi convidada a participar. A gerente da unidade, Paula Nobre, afirma que alguns funcionários da casa de apoio já são doadores e outros ficaram animados para doar pela primeira vez. “Acompanhamos a rotina de tratamento dos nossos hóspedes e sabemos da importância das doações de sangue. Vamos participar da campanha com o maior prazer, é uma brincadeira saudável e que vai fazer bem para muitas pessoas”, disse.

O jornal Comércio do Jahu também abraçou a causa. De acordo com a diretora de redação, Ana Karina Victor, o papel do jornal não é somente informar, mas também participar da vida da comunidade em que está inserido.

O programa Fala Cidade, do SBT Central, que sempre apoia as ações do Hospital Amaral Carvalho, também entrou no desafio. Além de produzir matéria sobre a campanha, a equipe se prontificou a doar sangue. “É muito importante o apoio de empresas, da imprensa e de toda a população. Esperamos que esse movimento nas redes sociais tome grandes proporções e contribua com os hemonúcleos de todo o País”, afirma Marcos Mauad.  
 
O Hemonúcleo Regional de Jaú

Com 20 anos de atuação, o Hemonúcleo Regional de Jaú distribui hemocomponentes para 11 hospitais, entre eles o Hospital Amaral Carvalho, que é referência em tratamento de câncer e mantém o serviço de Transplantes de Medula Óssea que está entre os principais do Brasil, realizando em média 200 procedimentos por ano. 
 
Para atender a demanda, são necessárias aproximadamente 60 bolsas de sangue por dia, mas a unidade coleta entre 25 e 30 doações diariamente. “A manutenção de hemocomponentes de qualidade e em quantidade para o atendimento da população inicia-se no comparecimento do doador de sangue ao Hemonúcleo”, afirma o coordenador médico.

*Informações do Hospital Amaral Carvalho