Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Representante do Próvisão é eleita para o CONADE
25/02/2015

Atual presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência será a primeira representante do estado de São Paulo no colegiado nacional

 
A coordenadora educacional do Centro de Reabilitação do Próvisão, Maria Gorete Cortez de Assis, foi eleita para o Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência. Essa é a primeira vez que o Estado de São Paulo tem representante no colegiado nacional. Atualmente, Gorete é presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência. A deliberação aconteceu na última segunda-feira, 23 de fevereiro, durante a eleição dos representantes para o biênio 2015-2017.
 
De acordo com Maria Gorete Cortez de Assis, “o objetivo dessa interlocução é fazer a diferença na melhoria das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência, agora em âmbito nacional”. Segundo ela, o que a norteará será a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, com o intuito de promover, proteger e assegurar a cidadania plena da pessoa com deficiência, com observância ao lema “nada sobre nós sem nós”.
 
Pelo resultado inusitado, Gorete Assis expressou agradecimento aos apoios recebidos. “Agradecemos aos Estados que nos apoiaram no pleito pois conhecem nossa extensa trajetória de luta na área dos direitos da pessoa com deficiência; ao inestimável apoio da Excelentíssima Dr.ª Linamara Rizzo Battistella, Secretária de Estado (dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo), que apoiou a atual gestão mesmo nos momentos de turbulência institucional atravessado pelo CEAPcD no ano de 2014”.
 
O que é o CONADE?
 
O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - CONADE é um órgão superior de deliberação colegiada, criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento de uma política nacional para inclusão da pessoa com deficiência e das políticas setoriais de educação, saúde, trabalho, assistência social, transporte, cultura, turismo, desporto, lazer e política urbana dirigidos a esse grupo social.
 
O CONADE faz parte da estrutura básica da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

*Informações do Próvisão