Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

DOAÇÃO DE LEITE MATERNO REPRESENTA ECONOMIA DE 180 MILHÕES DE REAIS AOS COFRES PÚBLICOS
17/05/2017

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira a Campanha de Doação de Leite Materno, em parceria com a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. O slogan é: “Um pouquinho do que você doa, é tudo para quem precisa. Incentivar a doação de leite materno entre mães e ressaltar a importância do leite materno para a saúde dos bebês são os pilares da mobilização.

Não é à toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros 6 meses de vida e complementar até os 2 anos. O leite materno não é apenas o mais completo alimento para bebês em termos nutricionais. Pesquisas apontam que ele é capaz reduzir o números de mortes de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis em até 13%. "O leite das mulheres que generosamente fazem a doação, pode salvar vidas", lembrou a atriz Maria Paula, Embaixadora do Banco de Leite Materno.

Além disso, economicamente, é o alimento mais interessante para os cofres públicos: estima-se que a doação de leite humano no Brasil representa uma economia de 180 milhões de reais, reduzindo a necessidade de compra de fórmulas artificiais.

O leite materno doado é importante principalmente para alimentar prematuros, que não conseguem sugar o leite de suas próprias mães. Só no Brasil, nascem 332 mil bebês pré-termo ou de baixo peso (com menos de 2,5 kg) por ano. A boa notícia é que com apenas 300 ml de leite é possível alimentar até 10 bebês.

O Ministério da Saúde estima que 1,8 milhão de recém-nascidos tenham sido beneficiados pelas doações feitas aos bancos de leite entre 2009 e 2016. Atualmente, o Brasil transfere os princípios dos bancos de leite nacionais a outros 24 países. Para Joaquim Molina, representante da OMS que participou da coletiva, as políticas brasileiras de doação de leite materno são referência para o mundo. O país conta com a mais completa estrutura para doação de leite materno no mundo. São 221 Bancos de Leite Humano, em todos os estados e 199 Postos de Coleta. Em 2016, foram registradas 1,3 milhão de doadoras, que coletaram, aproximadamente 1,4 milhão de litros de leite.

PARA DOAR

Não é exigida uma quantidade mínima de leite materno para a doação. Basta que a lactante esteja saudável e não faça uso de medicamentos que interfiram na amamentação, como alguns antibióticos. Interessadas devem procurar o banco de leite humano mais próximo ou ligar para o Disque Saúde 136.
 


Fonte: REVISTA CRESCER