Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Palestra discute novo método de diagnóstico de infecções
27/03/2015

Os benefícios do uso do biomarcador pró-calcitonina no diagnóstico e gerenciamento de infecções generalizadas (sepse) foi o tema do evento coordenado no último dia 31 de março pelo médico infectologista Hamilton Bonilha (CRM 51.466), diretor do Serviço de Combate à Infecção Hospitalar (SCIH) da Santa Casa de Piracicaba. 
 
“A proposta foi aprimorar o conhecimento junto a médicos e demais profissionais da saúde e, para isso, convidamos uma assumidade para debater o assunto”, disse Bonilha ao apresentar o mestre do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Lúcio Flávio Peixoto Lima, que também é assistente da UTI Pediátrica do Hospital de São Paulo e coordenador da UTI pediátrica do Hospital SEPACO. 
 
Segundo Bonilha, vários estudos clínicos têm apontado que a pró-calcitonina, proteína produzida pela glândula tireóide, tem a habilidade de detectar precocemente a infecção generalizada e diferenciar processos infecciosos virais ou bacterianos. 
 
Ele explica que pessoas sadias possuem concentrações de pró-calcitonina circulante em níveis inferiores àquele detectado pelos métodos convencionais. “Concentrações acima de 0,5ng/ml indicam a existência de processo infeccioso agudo ou resposta inflamatória sistêmica; enquanto que as concentrações elevadas ou persistentemente altas apontam para um prognóstico bem pior”, revela. 
 
O infectologista informa ainda que, recentemente, a pro-calcitonina foi indicada como um marcador mais específico da resposta inflamatória à infecção. Isso porque os níveis dessa proteína se elevam marcadamente nos casos de bacteriemia e sepse, inclusive em infecções fúngicas como a candidemia e aspergilose invasiva pulmonar. “Portanto, o exame feito com base na dosagem da pró-calcitonina é fundamental para confirmar ou descartar infecções bacterianas e fúngicas graves”, justifica Bonilha, exaltando a importância dessas informações científicas para o manejo adequado do paciente com infecção grave.
 
Serviço- As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser realizadas através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Santa Casa de Piracicaba, pelo telefone 3417.5109 ou pelo e-mail ccih@santacasadepiracicaba.com.br. 
 

*Informações da Santa Casa de Piracicaba