Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santa Casa reinaugura maternidade e homenageia o médico Evilásio Gambarini
22/04/2015

A Santa Casa de Jahu reinaugura hoje, no terceiro andar, uma ala da maternidade com 13 quartos (21 leitos) totalmente repaginados e uma nova sala para reuniões e orientações para gestantes e atendimento psicológico. Em homenagem ao médico patologista Dr. Evilásio Gambarini (1924-2011), que dedicou mais de 40 anos de sua vida a serviços prestados ao hospital, a nova maternidade levará seu nome.
 
A reinauguração está marcada para as 19h com a presença da diretoria da Santa Casa e familiares e amigos de Evilásio Gambarini. Após descerramento da placa, será oferecido um coquetel aos convidados no Espaço Cultural da unidade hospitalar.
 
O novo projeto da maternidade, cujas obras tiveram início em outubro de 2014 com investimento de R$ 400 mil, tem conceitos de hotelaria inovadores visando ao conforto e humanização das pacientes, propiciando alojamento conjunto das mães com seus bebês. A ala reformada possui área física de 446 m².
 
“É com muita gratidão que a Santa Casa de Jaú homenageia o médico patologista Evilásio Gambarini, cuja história de vida profissional se confunde com a do hospital”, disse o provedor do hospital, Alcides Bernardi Júnior.
 
Numa iniciativa audaciosa, foi Evilásio Gambarini quem fundou o primeiro laboratório de análises clínicas de Jaú, há mais de 60 anos. A primeira unidade foi criada no Hospital Amaral Carvalho, em 1955, e em janeiro de 1968, foi transferida para a Santa Casa, onde permanece até hoje.
 
Em 1972, Evilásio Gambarini propôs sociedade ao bioquímico e farmacêutico Sylvio Pollini Júnior, que já trabalhava no laboratório. Desde aquela data, eles mantiveram uma relação profissional séria e de sucesso, além de um forte elo de amizade. Pollini Júnior mantém sociedade com os filhos de Evilásio, Luiz Antonio e Paulo Gambarini . O laboratório Gambarini processa atualmente cerca de 40 mil exames por mês. 
 
Em conversa com a assessoria de imprensa da Santa Casa, Pollini Júnior expressou sua gratidão pelo companheiro: “Ele foi professor para mim. A ele devo a oportunidade de estar no laboratório”.
Evilásio Gambarini era considerado um profissional sério, inteligente, estudioso e competente. Era tímido, avesso a aparições sociais, mas, em roda de amigos, era divertido. “Ele era uma pessoa de atitudes peculiares. Embora reservado, quando estava com os amigos, ele era muito sarrista”, disse o filho Paulo.
 
Dr. Evilásio faleceu aos 87 anos em 2011. Era casado com Ivete de Souza Gambarini, também falecida, com quem teve dois filhos: Luiz Antonio Souza Gambarini e Paulo Souza Gambarini. Teve também 7 netos e 3 bisnetos.
 

*Informações da Santa Casa de Jahu