Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Centro Integrado de Pesquisa da Funfarme/Famerp recebe pesquisador do Hospital do Coração de São Paulo
23/04/2015

Apenas três anos depois de ser inaugurado, o Centro Integrado de Pesquisas (CIP) da Funfarme/Hospital de Base/Famerp já é reconhecido como um dos mais importantes e profícuos do Brasil. O CIP participa atualmente de 155 estudos científicos multicêntricos nacionais e internacionais, dos quais, 60 como centro coordenador.

Tal prestígio tem atraído a atenção da comunidade científica, o que faz com que frequentemente receba a visita de pesquisadores referenciados. É o caso do médico Gilberto de Lima Lopes, diretor de Oncologia do Hospital do Coração (HCor), diretor científico da Oncoclínicas e professor assistente de oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos. Gilberto conheceu o CIP quando ministrou a palestra “Atualizações no tratamento do câncer de mama metastático” para os médicos pesquisadores. 
 
Ao final da palestra, a diretoria do CIP e o médico iniciaram entendimentos que podem levar à parceria entre os dois hospitais em pesquisas para desenvolvimento de novos medicamentos e estágio de médicos do HB em instituições internacionais com as quais o HCor possui intercâmbio. “A visita do Dr. Gilberto, uma referência mundial na pesquisa de câncer, é um marco para nossa instituição”, afirmou o oncologista Gustavo Girotto, pesquisador principal de oncologia do CIP.
 
Atualmente, 38 médicos de 32 especialidades conduzem os 155 estudos clínicos e pesquisas básicas, junto com outras instituições nacionais e internacionais. “Esses estudos têm como objetivo testar e identificar, em pacientes voluntários, a eficácia e segurança de novas formas de diagnóstico e tratamento de doenças”, explica diz a Diretora Médica do CIP, Profa. Dra. Lilia Nigro Maia. 
 

*Informações da Funfarme