Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Hospital Amaral Carvalho realiza o 1º Encontro de Cirurgia Bariátrica
06/05/2015

Evento será destinado a cirurgiões bariátricos e terá vagas limitadas; Reunião marca a comemoração d
Pela primeira vez, o serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Amaral Carvalho (HAC) realiza um encontro de cirurgiões da especialidade para compartilhamento de experiências entre profissionais do interior paulista. O evento, que será nos dias 26 e 27 de junho, integra a agenda especial em comemoração ao centenário do Hospital do Câncer de Jaú e tem apoio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
 
Na sexta-feira (26), médicos de renome apresentarão assuntos diversos relacionados ao tema em palestras dinâmicas, de aproximadamente meia hora (veja programação). “Os palestrantes são expoentes em suas cidades de origem e têm experiência em cirurgia bariátrica. Representam serviços importantes e irão contribuir com sua expertise para o sucesso do encontro”, explica o cirurgião responsável pelo setor de Bariátrica do HAC e organizador do evento, Celso Passeri. 
 
A atividade do sábado (27) será no Centro Cirúrgico do Hospital Amaral Carvalho: os participantes irão acompanhar cirurgias bariátricas com especialistas convidados e a equipe da instituição. 
 
De acordo com Passeri, o interior paulista tem relevante papel no desenvolvimento da área de atuação médica em bariátrica. “É o responsável por 65% das cirurgias realizadas em todo o Estado de São Paulo. Esperamos que o 1º Encontro de Cirurgia Bariátrica do HAC seja um embrião para outros eventos e sirva de estímulo para que aconteça uma reunião anual com esse enfoque”, comenta.  
 
As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de maio, pelo telefone (14) 3602-1216, gratuitamente. As vagas são limitadas. 
 
Bariátrica no HAC
 
Considerado referência na realização de cirurgias bariátricas pela Diretoria Regional de Saúde – Bauru (DRS VI), o serviço de Bariátrica do HAC tem cinco anos de atuação e ótimos resultados: 850 pacientes estão em acompanhamento com a equipe e já foram realizadas 300 cirurgias. 

O serviço abrange mais de 62 municípios do Estado de São Paulo e está ligado às Unidades Básicas Municipais de Saúde que, após triagem, referendam os indivíduos que se enquadram na indicação cirúrgica para a DRS Bauru e essa, encaminha o paciente ao HAC.

Na unidade, são atendidas pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40kg/m2 ou entre 35 e 40kg/m2 que apresentem pelo menos duas comorbidades, como diabete, hipertensão, entre outras relacionadas à obesidade (tendo falhado o tratamento clínico prévio em um período de pelo menos dois anos).
 
Estruturado com equipe multiprofissional, o setor oferece atendimento universalizado, desde a entrada do paciente até a realização de cirurgias plásticas reparadoras. “Temos três cirurgiões bariátricos, endocrinologista, psiquiatra, cirurgião plástico, psicólogo, nutricionista, enfermeiro, assistente social e secretária. Além disso, contamos com parceria da Faculdade de Odontologia – USP, Bauru, que promove reabilitação oral pré-operatória”, ressalta o médico. 
 
Passeri afirma que o diferencial do serviço é o atendimento personalizado. “Da mesma forma que é realizado em clínicas particulares, com identificação das necessidades e expectativas do paciente em relação ao tratamento”. Esse atendimento multidisciplinar garante rápida atuação para resolução de problemas relacionados a cada especialidade. “Assim, podemos evitar desvios de comportamento, por exemplo, ou outras alterações clínicas e cirúrgicas que poderiam interferir no resultado a longo prazo do tratamento cirúrgico de bariátrica”, conclui.    
 

*Informações do Hospital Amaral Carvalho