Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Santas Casas continuam capacitação para captar recursos
08/05/2015

O projeto, feito em parceria com Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes de São Paulo (Fehosp) e a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, vai capacitar representantes das Santas Casas do estado para captação de recursos. 
 
Durante Oficinas realizadas pelo IDIS, os profissionais aprendem como fazer um diagnóstico da situação de cada hospital e identificar as possíveis pessoas e organizações que podem ser mobilizadas, decidir quais as necessidades prioritárias e traçar um plano estratégico para sensibilização da comunidade. Ainda ensinam como implementar o plano, prevendo os pontos críticos que podem comprometer o projeto.
 
A partir de 18 de maio, estarão reunidas na Santa Casa de Araçatuba representantes das Santas Casas de Adamantina, Dracena, Guararapes, Osvaldo Cruz, Penápolis  e Buritama.
 
A partir de 20 de maio, na Santa Casa de Franca, estarão reunidos profissionais dos hospitais de Batatais, Ituverava, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Ribeirão Preto, São Joaquim da Barra, Sertãozinho e Morro Agudo.
 
A Santa Casa de Mogi Guaçu receberá, a partir de 25 de maio, representantes de Águas de Lindóia, Amparo, Bragança Paulista, Brotas, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Mogi Mirim, Mococa, Socorro, Valinhos e Louveira.
 
E no dia 27 de maio, começa na Santa Casa de Misericórdia em São José dos Campos o encontro com profissionais de Aparecida, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes e Jacareí.
 
Os representantes das Santas Casas vão participar nessa fase da capacitação da Oficina 2, sobre Plano Estratégico para Mobilização de Recursos na Comunidade. Os temas abordados serão: Princípios gerais de captação de recursos; Planejamento estratégico para captação de recursos; Tipos de campanha; Fontes de financiamento; Mix de estratégias de captação de recursos; A preparação do CASO para captação de recursos; Criação da área de captação de recursos; Exercício entre módulos: Plano de captação de recursos.
 
Para se chegar ao plano ideal, o consultor da Oficina 2 Marcelo Estraviz, afirma que é preciso seguir uma disciplina cotidiana, focada em metas claras.  “O plano é só um plano, um papel. O que vale é o trabalho diário para conseguir alcançar as metas que estão no papel”, avalia.
 
Entre cada uma das oficinas, cada unidade recebe a visita de equipes do IDIS para um trabalho de coaching que verifica, in loco, como os participantes estão lidando com as ‘lições de casa’ que receberam. A ideia é que cada oficina sirva para retomar e consolidar o conteúdo a partir do que os profissionais encontram na prática.