Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

Enfermagem lidera ranking de carreiras que podem mudar o mundo
11/05/2015

É o que aponta pesquisa norte-americana, divulgada pela Santa Casa durante sua 22ª Semana de Enfermagem
 
Este ano, a Santa Casa de Piracicaba promove sua 22ª Semana de Enfermagem de 11 a 15 de maio impulsionada pelo resultado de pesquisa norte-americana feita pela empresa de Recursos Humanos PayScale, segundo a qual 85% dos profissionais de enfermagem formados acreditam que seu trabalho pode tornar o mundo melhor. 
 
O estudo ouviu 1,4 milhão ex-universitários de 1.016 faculdades americanas e revelou que, entre os 13 profissionais mais citados, o enfermeiro é o que mais acredita no potencial altruísta de seu trabalho. Em segundo lugar estão os profissionais que atuam com educação especial e, em terceiro, os que trabalham com tecnologia médica. 
 
Na análise da gerente de Enfermagem da Santa Casa de Piracicaba, Denise Lautenschlaeger, isso ocorre por que a Enfermagem é a ciência que se dedica à promoção, manutenção e restabelecimento da saúde  das pessoas, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do ser humano. 
 
“O profissional de Enfermagem tem como foco o cuidado com o paciente, tornando-se indispensável em todos os setores de um hospital”, afirma Denise, lembrando que cabe a ele coletar dados do paciente por meio de exames físicos e entrevistas para elaboração diagnóstica e definição da conduta terapêutica. 
Segundo ela, trata-se de um profissional que sabe interagir em equipe, perfil fundamental à profissão cuja dinâmica de atuação o coloca em contato direto e permanente com dezenas de outros profissionais no ambiente hospitalar, a exemplo de médicos, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. 
 
Denise aponta, ainda, os grandes desafios e perspectivas de futuro, já que a atuação da Enfermagem não se limita aos cuidados com o paciente, direcionando a este profissional também a prerrogativa de administrar e gerenciar o Setor, iniciativa que exige uma formação mais eclética e uma visão muito mais ampla e humanizada da assistência.  “As ações da Enfermagem exigem conhecimento técnico-científico e também uma dose generosa de amor ao próximo”, disse. 
 
Outro aspecto importante citado por Denise é o constante aperfeiçoamento deste profissional. Segundo ela, na Santa Casa, é grande o comprometimento da Instituição com o desenvolvimento continuado da equipe de Enfermagem através da requalificação sincronizada e permanente de seus funcionários para adequação de novas técnicas e protocolos. 
 
Ela lembra ainda que 50%  dos 1.550 funcionários da Instituição são da área de Enfermagem. “Além do maior contingente no Hospital, a Enfermagem constitui a classe profissional  que atua diretamente com o paciente. É quem cuida, direciona, orienta e acalma, fazendo com que a continuidade de cuidados e tratamento dependa do olhar deste profissional, que sabe a importância do aprimoramento profissional para que o atendimento seja cada vez mais qualificado”, considera.  

*Informações da Santa Casa de Piracicaba