HOSPITAL CRIA PRONTUÁRIO AFETIVO COM FOTOS DE FAMILIARES PARA ACOLHER PACIENTES DE COVID-19
27/08/2021
A Santa Casa de Guararema encontrou uma forma de aproximar pacientes com Covid-19 de familiares durante a internação: o prontuário afetivo. A iniciativa reúne fotos de momentos especiais dos internados. Segundo a direção do hospital, a medida tem apresentado efeitos positivos na recuperação dos pacientes.
Durante o tratamento da Covid-19, os pacientes se sentem sozinhos e distantes de pessoas e momentos especiais. Com a rotina de isolamento, os pacientes podem se sentir deprimidos, o que pode dificultar o tratamento da doença.
De acordo com o hospital, o prontuário afetivo, já adotado por outros municípios, traz lembranças das pessoas e dos momentos bons que os aguardam, humanizando o tratamento.
A ideia do prontuário surgiu da equipe multiprofissional de internação da Santa Casa de Guararema, que é formada por um médico, equipe de enfermagem, farmacêutico, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta.
“A Secretaria de Saúde estimula e apoia todo processo de humanização com os pacientes e com a equipe. Por isso, nós apoiamos integralmente a implantação deste novo projeto”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. Ela completa que o prontuário afetivo é um mecanismo oferecido para que o paciente em um momento que não pode estar com a família tenha combustível para vencer a doença.
Programa Acolher
Também com o objetivo de auxiliar na recuperação dos pacientes internados, a Prefeitura de Guararema lançou em abril de 2021 o Programa Acolher. Trata-se de um comitê de acolhimento ecumênico viabilizado pela Secretaria Municipal de Saúde integrado por diferentes líderes religiosos com o objetivo de oferecer amparo psicológico e apoio religioso aos pacientes com Covid-19, atendidos na Santa Casa de Guararema. Além dos pacientes, o acolhimento também abrange os familiares, com o atendimento do líder religioso escolhido.
Quando o paciente chega à Santa Casa para ser internado, um psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde é acionado para fazer a primeira
abordagem, buscando informações pessoais sobre a pessoa.
Após esta abordagem técnica, o profissional da Saúde apresenta ao paciente o comitê de acolhimento, deixando à disposição o apoio do líder religioso de acordo com sua crença. A partir da aceitação, a equipe da Saúde de Guararema faz uma ponte entre paciente e o líder religioso.
G1 Mogi das Cruzes e Suzano