Fone: (11) 3242-8111 Fax: (11) 3112-0554 | Endereço: Rua Libero Badaró, 158 – 6º andar – São Paulo – SP

ÚLTIMO DIA DO 19º AUDHOSP INICIA COM DEBATES SOBRE CONTRATUALIZAÇÃO E AUDITORIA
24/09/2021

Inicia agora pela manhã o terceiro dia do 19º AUDHOSP. A mesa de debates foi mediada por Vanderlei Soares Moya, médico do Grupo Normativo de Auditoria e Controle de Saúde – GNACS/SES-SP, e Maria Fátima da Conceição, Gerente Técnica da FEHOSP.

A primeira palestra foi de João Marcelo Barreto Silva, coordenador-geral de Regulação e Avaliação - CGRA/DRAC no Ministério da Saúde. Em sua fala, Silva falou sobre remodelação do perfil assistencial e contratualização. “É importante que todos os envolvidos no processo participem do seu planejamento e execução. Gestores do SUS e das unidades de saúde, assim como as equipes de saúde, devem compartilhar informações e a tomada de decisões, observando sempre os princípios éticos e valores da administração pública”, explica.

Para dar continuidade à mesa de debates do terceiro dia do 19º AUDHOSP, Mauro Guimarães Junqueira, Secretário do CONASEMS, abordou o tema de tipo de Instrumento – contrato ou convênio. “O que falta muitas vezes é o diálogo, precisamos conversar mais e conversar na ponta. Não só a nível estadual e nacional, mas principalmente na ponta, onde o gestor é coordenador de toda a rede no seu território”, explica Junqueira.

A última palestra do primeiro bloco de debates do 19º AUDHOSP contou com a palestra de Kátia Rocha. A advogada, especialista em direito administrativo, civil e tributário e Presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais Filantrópicos e Entidades de Filantropia e Beneficência do Estado de Minas Gerais (FEDERASSANTAS) falou sobre controle e avaliação – e auditoria. Em sua exposição, Kátia falou sobre a grande dificuldade de auditoria dos hospitais filantrópicos diante do SUS e como a questão é cercada de paradigmas. “Precisamos ter plena noção de parceria e comunhão de esforços”.


Predicado Comunicação